OnNews - -
 

“Somos uma partícula de Deus”, diz a ciência logosófica

Um de seus sete objetivos é a evolução consciente do homem

08/01/2018 07:11:31

Foto Notícia Geral

Numa região do planeta predomina o budismo e sua teoria da reencarnação; noutra o Corão é o livro sagrado dos muçulmanos; o catolicismo abrange uma parte considerável dos povos. O Brasil abriga as mais diferentes expressões religiosas, sendo a Igreja Católica, as igrejas evangélicas (ou protestantes), o Espiritismo e os segmentos espiritualistas como a Umbanda muito atuantes (na acepção da palavra, espiritualista é todo aquele que crê em algo fora da matéria; exceto os materialistas, todos somos espiritualistas). A Logosofia, que não se enquadra no termo “religião” é outra opção de quem busca a aproximação com Deus.

Enquadrada como ciência pelo seu criador, a Logosofia prega o conhecimento de si mesmo como o melhor caminho. O OnNews pergunta: o que é Logosofia? “É uma ciência extremamente prática”, responde o palestrante Luis Ricardo Minsky, gaúcho de Carazinho, radicado em Florianópolis. Quem pode estudar essa ciência? “A única exigência é que a pessoa tenha a capacidade de ler os seus livros, interpretar o que ela pretende trazer e aplicar na sua vida”.

Pessoas que professam todo e qualquer tipo de credo podem fazer parte dos grupos de estudos. Para Luis Ricardo, o que vai acontecer é que, estudando-a, o aluno vai acabar revendo seus conceitos e pode até, a partir daí, ver o mundo de forma diferente. “Não existe um código de conduta logosófico, ao contrário, a Logosofia permite que eu exerça o livre pensar sobre todas as questões da vida, que eu me baste a mim mesmo”.

Os conceitos logosóficos são amplos. O precursor dessa cultura é o argentino Carlos Bernardo González Pecotche que viveu de 1901 a 1963. Ele adotou o pseudônimo de Raumsol. Criou a primeira Escola Logosófica em Córdoba no ano de 1930. Entre os sete grandes objetivos da ciência estão a evolução consciente do homem; o conhecimento de si mesmo; o conhecimento das leis universais; e o conhecimento do mundo mental (transcendente ou metafísico).

Cada um constrói Deus dentro de si

Na Antiguidade, Sócrates ensinava o “conhece-te a ti mesmo” e a Logosofia trabalha esse conceito. Com relação a Deus, algo que sempre inquietou o ser humano, a proposta parte do princípio do conhecimento de si mesmo, da criação e da observação que leva ao pensamento universal que criou tudo o que existe ao nosso redor. “Somos uma partícula de Deus. Não trabalhamos com crença ou dogmas porque o conceito de Deus é muito grande. Cada um o constrói dentro de si”.

E com relação ao pós-morte, uma das grandes questões dos vivos? “O ser humano tem uma parte física, uma psicológica e outra espiritual. Existe uma força em nós que a Logosofia chama de Espírito, que nos faz sermos únicos. Aprendi que tenho meus bens materiais, mas existem outros bens, como a virtude, o conhecimento, os sentimentos... onde ficariam depois da morte? Essa parte espiritual leva essa herança para outras existências”.

O ser humano é mais que biologia e psicologia. E a individualidade espiritual, única, na visão logosófica, não morre. “É num outro plano. Mas cada um tem que ler, estudar, concluir. Temos livros que trazem evidências do espírito, mas sem acontecimentos fenomênicos”.

Ciência do conhecimento

Sobre Jesus, a Logosofia não faz conexões com sua história, embora reconheça a enorme liderança de Cristo, tendo influenciado toda uma cultura. “A Logosofia é original na abordagem. Quando se propõe a busca do conhecimento, troca o ‘crer’ pelo ‘saber’. Quando a gente fala crer, não é só o aspecto religioso, têm as crenças pessoais, os preconceitos”. A palavra Logosofia vem do grego “logos” e “sofia” que, juntas, numa tradução livre, querem dizer “ciência do conhecimento” ou “do saber”.

A Fundação Logosófica de Lages, entidade sem fins lucrativos, é reconhecida por lei e atua na disseminação cultural dos fundamentos logosóficos. Palestras públicas e cursos gratuitos “em prol da superação humana” (lema da instituição) são as atividades principais. Podem estudar a ciência na entidade, que desde 2002 tem sede própria no bairro Universitário, pessoas maiores de 18 anos.

Livros sugeridos pela Fundação Logosófica:

- O Senhor de Sándara (romance psicodinâmico, um dos livros mais famosos da ciência logosófica);

- O Espírito (trata do conhecimento de si mesmo, do mundo metafísico e de Deus);

- Intermédio Logosófico (lendas, fábulas e narrativas);

- Introdução ao Conhecimento Logosófico (contém 72 palestras);

- Diálogos (o autor, Raumsol, conversa com seus discípulos);

- Exegese Logosófica (expõe as bases da ciência);

- O Mecanismo da Vida Consciente (pensamentos e ideia que fundamentam a ciência);

- A Herança de Si Mesmo (trata do desequilíbrio, insensibilidade e incredulidade).

Foto: freepik.com

 
 
TAGS: OnNews, Click, Logosofia, Raumsol, Carlos Bernardo González Pecotche, Deus, Conhecimento, Luis Ricardo Minsky, Lages
CATEGORIA: VARIEDADES
Fonte: Revista Click
ONNEWS
Voltar ao topo
 


ONNEWS

 

Trabalho voluntário supre falta de atuação dos poderes públicos

 

EDITORIAL - Estamos no ar

 

ATUALIZADO - Filme de Marcelo Machado estreia nesta sexta-feira em Lages

VER TODAS AS NOTÍCIAS +




NOTÍCIAS RECENTES

 

Chegou a hora

 

Aulas na rede pública municipal estão suspensas na segunda-feira em Lages

 

FAB confirma liberação do aeroporto federal de Lages para voos por instrumento






COMENTÁRIOS


FAÇA O SEU COMENTÁRIO

Seu endereço de email não será publicado


MAIS VISUALIZADAS

 

Um barril de chopp dentro de uma repartição pública, pode isso?

 

Iniciando em grande estilo

 

Um colega da Câmara transgrediu a lei




Icone Base Contato ENTRE EM CONTATO
 
 

OnNews
(49) 9 9943-4463
(49) 9 8415-4135
portalonnews@gmail.com

Icone Base Menu MENU OnNews
 
 
GERAL
VARIEDADES
CULTURA E ENTRETENIMENTO
LEITOR ONNEWS
ENTREVISTA
 
 
OnNews. Todos os direitos reservados.
Logo Estúdio Sul