OnNews - -
 

Aids: aumenta número de casos em Santa Catarina

13/02/2018 07:26:09

Foto Notícia Geral

O número de contaminações pelo vírus da Aids subiu 43% nos últimos três anos no Estado de Santa Catarina. O alerta é da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive). De 757 novos casos em 2014, o número subiu para 1.051 em 2015, e, um ano depois, saltou para 1.080. Informações sobre os riscos de contrair a doença são divulgadas em campanhas usando diversas mídias, e mecanismos para evitar o contágio, especialmente o preservativo, estão à disposição em postos de saúde, gratuitamente. O que falta é conscientização.

Um estudo do Ministério da Saúde aponta que apenas metade dos jovens usa camisinha em suas relações sexuais. Como é época de carnaval, os riscos se multiplicam e todos os públicos com vida sexual ativa que buscam parceiros nas ruas, avenidas, praças e becos de folias onde Momo reina, estão nos grupos de risco. Um exemplo vem de Salvador, na Bahia. O Município realiza testes rápidos para detectar doenças sexualmente transmissíveis (DSTs). Foram feitos 1.300 exames em dois postos de atendimento. Desse total, oito deram positivos para o vírus HIV.

Como é época de carnaval, em meio a bebidas e outros estimulantes lícitos e ilícitos, a libido aumenta e a vida sexual se torna mais intensa. A promiscuidade aumenta entre jovens e adultos de todas as idades e classes sociais. E em meio à festa, o HIV é apenas uma das doenças venéreas que forma blocos e desfila junto à multidão. Dos 1.300 testes rápidos, além dos oito casos de HIV, 44 pessoas foram diagnosticadas com sífilis. Logo, para as mulheres, engravidar no carnaval – e mesmo fora dessa época, quando as relações são de risco – é o menor dos problemas.

Carnaval 2017

Usando como exemplo ainda a cidade de Salvador, alerta que serve para todo o país, em 2017 o Município detectou, num grupo de sete mil foliões, 265 casos positivos de DSTs. Entre as doenças sexualmente transmissíveis estavam 23 com hepatite, 42 com Aids e 200 com sífilis.

Foto: Internet

 
 
TAGS: Saúde, Aids, HIV, Carnaval
CATEGORIA: GERAL
Fonte:
ONNEWS
Voltar ao topo
 


ONNEWS

 

Trabalho voluntário supre falta de atuação dos poderes públicos

 

Estamos no ar

 

ATUALIZADO - Filme de Marcelo Machado estreia nesta sexta-feira em Lages

VER TODAS AS NOTÍCIAS +




NOTÍCIAS RECENTES

 

Maluf continua preso e é afastado do mandato de deputado federal

 

Lages recebe Eva Wilma com seus “Casos e canções”, neste domingo

 

Última semana cheia de fevereiro reserva três sessões de cinema gratuitas no Sesc






COMENTÁRIOS


FAÇA O SEU COMENTÁRIO

Seu endereço de email não será publicado


MAIS VISUALIZADAS

 

Um barril de chopp dentro de uma repartição pública, pode isso?

 

Iniciando em grande estilo

 

Minha nota de 0 a 10 para cada secretaria




Icone Base Contato ENTRE EM CONTATO
 
 

OnNews
(49) 9 9943-4463
(49) 9 8415-4135
portalonnews@gmail.com

Icone Base Menu MENU OnNews
 
 
GERAL
VARIEDADES
CULTURA E ENTRETENIMENTO
LEITOR ONNEWS
ENTREVISTA
 
 
OnNews. Todos os direitos reservados.
Logo Estúdio Sul