OnNews - -
 

Aids: aumenta número de casos em Santa Catarina

13/02/2018 07:26:09

Foto Notícia Geral

O número de contaminações pelo vírus da Aids subiu 43% nos últimos três anos no Estado de Santa Catarina. O alerta é da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive). De 757 novos casos em 2014, o número subiu para 1.051 em 2015, e, um ano depois, saltou para 1.080. Informações sobre os riscos de contrair a doença são divulgadas em campanhas usando diversas mídias, e mecanismos para evitar o contágio, especialmente o preservativo, estão à disposição em postos de saúde, gratuitamente. O que falta é conscientização.

Um estudo do Ministério da Saúde aponta que apenas metade dos jovens usa camisinha em suas relações sexuais. Como é época de carnaval, os riscos se multiplicam e todos os públicos com vida sexual ativa que buscam parceiros nas ruas, avenidas, praças e becos de folias onde Momo reina, estão nos grupos de risco. Um exemplo vem de Salvador, na Bahia. O Município realiza testes rápidos para detectar doenças sexualmente transmissíveis (DSTs). Foram feitos 1.300 exames em dois postos de atendimento. Desse total, oito deram positivos para o vírus HIV.

Como é época de carnaval, em meio a bebidas e outros estimulantes lícitos e ilícitos, a libido aumenta e a vida sexual se torna mais intensa. A promiscuidade aumenta entre jovens e adultos de todas as idades e classes sociais. E em meio à festa, o HIV é apenas uma das doenças venéreas que forma blocos e desfila junto à multidão. Dos 1.300 testes rápidos, além dos oito casos de HIV, 44 pessoas foram diagnosticadas com sífilis. Logo, para as mulheres, engravidar no carnaval – e mesmo fora dessa época, quando as relações são de risco – é o menor dos problemas.

Carnaval 2017

Usando como exemplo ainda a cidade de Salvador, alerta que serve para todo o país, em 2017 o Município detectou, num grupo de sete mil foliões, 265 casos positivos de DSTs. Entre as doenças sexualmente transmissíveis estavam 23 com hepatite, 42 com Aids e 200 com sífilis.

Foto: Internet

 
 
TAGS: Saúde, Aids, HIV, Carnaval
CATEGORIA: GERAL
Fonte:
ONNEWS
Voltar ao topo
 


ONNEWS

 

Trabalho voluntário supre falta de atuação dos poderes públicos

 

EDITORIAL - Estamos no ar

 

ATUALIZADO - Filme de Marcelo Machado estreia nesta sexta-feira em Lages

VER TODAS AS NOTÍCIAS +




NOTÍCIAS RECENTES

 

Chegou a hora

 

Aulas na rede pública municipal estão suspensas na segunda-feira em Lages

 

FAB confirma liberação do aeroporto federal de Lages para voos por instrumento






COMENTÁRIOS


FAÇA O SEU COMENTÁRIO

Seu endereço de email não será publicado


MAIS VISUALIZADAS

 

Um barril de chopp dentro de uma repartição pública, pode isso?

 

Iniciando em grande estilo

 

Um colega da Câmara transgrediu a lei




Icone Base Contato ENTRE EM CONTATO
 
 

OnNews
(49) 9 9943-4463
(49) 9 8415-4135
portalonnews@gmail.com

Icone Base Menu MENU OnNews
 
 
GERAL
VARIEDADES
CULTURA E ENTRETENIMENTO
LEITOR ONNEWS
ENTREVISTA
 
 
OnNews. Todos os direitos reservados.
Logo Estúdio Sul