OnNews - -
 

Quarta-feira de cinzas abre o período de jejum entre os católicos

14/02/2018 07:18:12

Foto Notícia Geral

A cinza como sinal de humildade recorda ao cristão a sua origem e o seu fim. “Lembra-te de que és pó e ao pó voltarás”, assinala o livro de Gênesis no capítulo 3 versículo 19. O dia das cinzas, ou a quarta-feira de cinzas é o marco inicial para a igreja católica em relação à quaresma. Por um período de 40 dias, os fiéis são convidados a jejuar, rezar e praticar a caridade mais intensamente. É o tempo de se reconciliar consigo e reviver o amor de Deus, segundo a igreja.

Nesta data é celebrada a tradicional missa de cinzas – são as cinzas dos ramos queimados no Domingo de Ramos do ano anterior e passados na testa pelo celebrante, formando uma cruz, pronunciando as palavras bíblicas “Convertei-vos e crede no Evangelho”. Durante a quaresma os cristãos católicos têm como costume não comer carne (exceto peixe). O jejum se repete durante os 40 dias, nas quartas e sextas-feiras, até a sexta-feira santa que antecede o domingo da Páscoa, celebrando a morte e ressureição de Jesus Cristo.

Feriado?

Muitas pessoas consideram a quarta-feira como feriado, principalmente os católicos, mesmo não sendo oficial, tornando-se optativo. Em todo o país, a população geralmente começa o dia depois do meio-dia, dando início também ao tempo quaresmal.

Campanha da Fraternidade

É neste dia também que se inicia a campanha da fraternidade, realizada todos os anos pela igreja católica, a nível nacional. O intuito é despertar a solidariedade não apenas entre os fiéis, mas em toda a sociedade. A cada ano é escolhido um tema diferente. Em 2018 é “Fraternidade, e superação da violência” com o lema “Em Cristo somos todos irmãos”.

O que disse o papa

O papa Francisco abriu neste dia 14 o período quaresmal. “Convido todos a entrar neste tempo de conversão dando mais espaço nas vossas vidas à oração e à partilha com os mais pobres”, frisou. “Disponhamos os nossos corações para viver este tempo em união com Cristo que sofre, o qual, com a sua paixão e morte na cruz, nos redimiu, para que livres do pecado possamos participar na santidade do próprio Deus”, destacou aos fiéis.

Foto: www.revistaencontro.com.br

 
 
TAGS:
CATEGORIA: GERAL
Fonte:
ONNEWS
Voltar ao topo
 


ONNEWS

 

Trabalho voluntário supre falta de atuação dos poderes públicos

 

EDITORIAL - Estamos no ar

 

ATUALIZADO - Filme de Marcelo Machado estreia nesta sexta-feira em Lages

VER TODAS AS NOTÍCIAS +




NOTÍCIAS RECENTES

 

Chegou a hora

 

Aulas na rede pública municipal estão suspensas na segunda-feira em Lages

 

FAB confirma liberação do aeroporto federal de Lages para voos por instrumento






COMENTÁRIOS


FAÇA O SEU COMENTÁRIO

Seu endereço de email não será publicado


MAIS VISUALIZADAS

 

Um barril de chopp dentro de uma repartição pública, pode isso?

 

Iniciando em grande estilo

 

Um colega da Câmara transgrediu a lei




Icone Base Contato ENTRE EM CONTATO
 
 

OnNews
(49) 9 9943-4463
(49) 9 8415-4135
portalonnews@gmail.com

Icone Base Menu MENU OnNews
 
 
GERAL
VARIEDADES
CULTURA E ENTRETENIMENTO
LEITOR ONNEWS
ENTREVISTA
 
 
OnNews. Todos os direitos reservados.
Logo Estúdio Sul