OnNews - -
 

Quarta-feira de cinzas abre o período de jejum entre os católicos

14/02/2018 07:18:12

Foto Notícia Geral

A cinza como sinal de humildade recorda ao cristão a sua origem e o seu fim. “Lembra-te de que és pó e ao pó voltarás”, assinala o livro de Gênesis no capítulo 3 versículo 19. O dia das cinzas, ou a quarta-feira de cinzas é o marco inicial para a igreja católica em relação à quaresma. Por um período de 40 dias, os fiéis são convidados a jejuar, rezar e praticar a caridade mais intensamente. É o tempo de se reconciliar consigo e reviver o amor de Deus, segundo a igreja.

Nesta data é celebrada a tradicional missa de cinzas – são as cinzas dos ramos queimados no Domingo de Ramos do ano anterior e passados na testa pelo celebrante, formando uma cruz, pronunciando as palavras bíblicas “Convertei-vos e crede no Evangelho”. Durante a quaresma os cristãos católicos têm como costume não comer carne (exceto peixe). O jejum se repete durante os 40 dias, nas quartas e sextas-feiras, até a sexta-feira santa que antecede o domingo da Páscoa, celebrando a morte e ressureição de Jesus Cristo.

Feriado?

Muitas pessoas consideram a quarta-feira como feriado, principalmente os católicos, mesmo não sendo oficial, tornando-se optativo. Em todo o país, a população geralmente começa o dia depois do meio-dia, dando início também ao tempo quaresmal.

Campanha da Fraternidade

É neste dia também que se inicia a campanha da fraternidade, realizada todos os anos pela igreja católica, a nível nacional. O intuito é despertar a solidariedade não apenas entre os fiéis, mas em toda a sociedade. A cada ano é escolhido um tema diferente. Em 2018 é “Fraternidade, e superação da violência” com o lema “Em Cristo somos todos irmãos”.

O que disse o papa

O papa Francisco abriu neste dia 14 o período quaresmal. “Convido todos a entrar neste tempo de conversão dando mais espaço nas vossas vidas à oração e à partilha com os mais pobres”, frisou. “Disponhamos os nossos corações para viver este tempo em união com Cristo que sofre, o qual, com a sua paixão e morte na cruz, nos redimiu, para que livres do pecado possamos participar na santidade do próprio Deus”, destacou aos fiéis.

Foto: www.revistaencontro.com.br

 
 
TAGS:
CATEGORIA: GERAL
Fonte:
ONNEWS
Voltar ao topo
 


ONNEWS

 

Trabalho voluntário supre falta de atuação dos poderes públicos

 

Estamos no ar

 

ATUALIZADO - Filme de Marcelo Machado estreia nesta sexta-feira em Lages

VER TODAS AS NOTÍCIAS +




NOTÍCIAS RECENTES

 

Maluf continua preso e é afastado do mandato de deputado federal

 

Lages recebe Eva Wilma com seus “Casos e canções”, neste domingo

 

Última semana cheia de fevereiro reserva três sessões de cinema gratuitas no Sesc






COMENTÁRIOS


FAÇA O SEU COMENTÁRIO

Seu endereço de email não será publicado


MAIS VISUALIZADAS

 

Um barril de chopp dentro de uma repartição pública, pode isso?

 

Iniciando em grande estilo

 

Minha nota de 0 a 10 para cada secretaria




Icone Base Contato ENTRE EM CONTATO
 
 

OnNews
(49) 9 9943-4463
(49) 9 8415-4135
portalonnews@gmail.com

Icone Base Menu MENU OnNews
 
 
GERAL
VARIEDADES
CULTURA E ENTRETENIMENTO
LEITOR ONNEWS
ENTREVISTA
 
 
OnNews. Todos os direitos reservados.
Logo Estúdio Sul