Governo confirma salário mínimo de R$ 1.621 a partir de janeiro de 2026
O Ministério do Planejamento e Orçamento confirmou que o salário mínimo será de R$ 1.621 em 2026. O novo valor, que passa a valer em janeiro com pagamento em fevereiro, representa reajuste de 6,79% em relação aos atuais R$ 1.518. O cálculo leva em conta a variação de 4,18% do INPC acumulado em 12 meses [...]

O Ministério do Planejamento e Orçamento confirmou que o salário mínimo será de R$ 1.621 em 2026. O novo valor, que passa a valer em janeiro com pagamento em fevereiro, representa reajuste de 6,79% em relação aos atuais R$ 1.518.
O cálculo leva em conta a variação de 4,18% do INPC acumulado em 12 meses e o crescimento da economia dois anos antes. Como o PIB de 2024 registrou alta de 3,4%, o percentual de ganho real foi limitado pelo arcabouço fiscal, que define intervalo entre 0,6% e 2,5% acima da inflação.
Pelas regras vigentes, o salário mínimo chegaria a R$ 1.620,99, valor arredondado para R$ 1.621. A cifra é inferior à estimativa da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2026, que previa R$ 1.627. O governo deve revisar as projeções fiscais para o próximo ano.
Leia também
Taubaté: prazo para pedir isenção de IPTU e Taxa do Lixo termina em 31 de outubro
Contribuintes que atendem aos critérios precisam solicitar o benefício para 2027; pedido pode ser feito pela internet ou presencialmente
Vale do Paraíba02/10
São José dos Campos cria 1.055 empregos formais em agosto; serviços e indústria lideram
Saldo de empregos com carteira assinada foi mais que o dobro do registrado em julho; cidade acumula 3.792 novas vagas em 2026
Vale do Paraíba01/10
Combustíveis terão novos valores de referência para cálculo do ICMS a partir de outubro
Em São Paulo, valor de referência do etanol será de R$ 3,77 por litro a partir de 1º de outubro; mudança não significa reajuste automático nas bombas
Vale do Paraíba27/09



