IPVA SP: 1ª parcela ou quota única com desconto começam a vencer nesta semana
A primeira parcela ou quota única com desconto de 3% do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) dos automóveis registrados no estado de São Paulo começam a vencer nesta semana. As datas variam de acordo com o final da placa de cada veículo. O valor a ser pago depende do modelo do carro, moto [...]

O valor a ser pago depende do modelo do carro, moto ou caminhão. O imposto é calculado a partir de uma alíquota definida em cada estado sobre o preço de venda do automóvel. Em São Paulo, a alíquota definida foi de 4% para carros de passeio, 2% para motocicletas, caminhonetes e ônibus, 1,5% para caminhões e 1% para veículos destinados à locação. Assim, um veículo de passeio que custa R$ 70 mil terá o valor do IPVA de R$ 2,8 mil. Para fazer o cálculo, basta o motorista, sabendo o preço do veículo, multiplicar esse número por 0,04. Para os outros modelos, o correto é multiplicar por 0,02; 0,015 e 0,01.
Se o total a ser pago depende do modelo, o número de parcelas também. Para valores entre R$ 205,56 e R$ 274,07, é possível dividir em 3 vezes (janeiro a março); entre R$ 274,08 e R$ 342,59, o parcelamento permitido é em 4 vezes (janeiro a abril); e acima de R$ 342,60, em até 5 vezes (janeiro a maio).
Pagamento IPVA SP
Outra possibilidade é consultar os débitos (incluindo licenciamento atrasado e multas) e pagar através da plataforma web da Zul Digital, ou seja, sem a necessidade de baixar o app. No momento, é possível efetuar o pagamento apenas via Pix, pois a ferramenta web ainda não permite a utilização do cartão de crédito, função que deve ser disponibilizada em breve.
Quem paga com o APP tem outra vantagem, além de parcelar em 12 vezes. O IPVA só é quitado ao final da última prestação para quem opta pelo parcelamento com o governo. Já com Zul+, mesmo que o motorista parcele em 12 meses, a empresa quita o tributo integralmente junto à Secretaria da Fazenda, regularizando o IPVA em até dois dias úteis.
Por fim, importante ressaltar que o aplicativo oferece, além do pagamento de tributos, serviços como tag de pedágio, onde encontrar o estacionamento mais próximo, baixar o CRLV digital (documento do veículo), localização de concessionárias, entre outras funcionalidades. Tudo isso na palma da mão, sem a necessidade de baixar diversos apps que ocupam mais espaço de memória dos smartphones.
ATRASO
O atraso no pagamento do IPVA não é uma infração de trânsito, mas implica no acréscimo de juros no valor do imposto. Quem não quitar o IPVA também não conseguirá fazer o licenciamento do veículo, outra taxa que deve ser paga, porém, com vencimento em outro momento do ano. De acordo com o CTB (Código de Trânsito Brasileiro), conduzir um veículo que não está registrado e devidamente licenciado é uma infração gravíssima. A multa neste caso é de R$ 293,47 e 7 pontos na CNH.
Sem o licenciamento em dia, o veículo também não pode ser transferido e ainda pode ser retido em uma blitz policial, caso represente um risco à segurança. Além disso, o nome do proprietário é incluído na dívida ativa e na lista de devedores do SPC, Serasa e SCPC.
Foto: Reprodução.
Leia também
Quase mil famílias no Vale e Litoral Norte podem perder desconto na conta de luz
Neoenergia Elektro alerta 911 famílias em 20 municípios sobre risco de perda da Tarifa Social por falta de atualização cadastral
Vale do Paraíba06/10
Dia das Crianças: veja os direitos do consumidor ao comprar brinquedos e presentes
Prazo de entrega, troca, arrependimento e garantia estão entre os principais pontos que devem ser observados antes da compra; veja o que diz o Código de Defesa do Consumidor
Vale do Paraíba06/10
Os Garotin faz show gratuito em Taubaté; veja como retirar os ingressos
Trio que venceu o Grammy Latino 2024 se apresenta no Sesc Taubaté no dia 17 de outubro; ingressos começam a ser distribuídos nesta terça-feira (6)
Vale do Paraíba06/10




