MEIs excluídos do Simples Nacional têm até 31 de janeiro para regularizar pendências e retornar ao regime
Microempreendedores individuais (MEIs) excluídos do Simples Nacional precisam regularizar eventuais pendências até o dia 31 de janeiro para retornar ao regime simplificado ainda neste ano. O prazo também vale para o reenquadramento no Sistema de Recolhimento em Valores Fixos Mensais dos Tributos abrangidos pelo Simples Nacional (Simei) e é fundamental para que o empreendedor possa [...]

Microempreendedores individuais (MEIs) excluídos do Simples Nacional precisam regularizar eventuais pendências até o dia 31 de janeiro para retornar ao regime simplificado ainda neste ano. O prazo também vale para o reenquadramento no Sistema de Recolhimento em Valores Fixos Mensais dos Tributos abrangidos pelo Simples Nacional (Simei) e é fundamental para que o empreendedor possa atuar formalmente como MEI no ano-calendário vigente.
O primeiro passo é consultar a situação do CNPJ no Portal do Simples Nacional. Caso o cadastro apareça como “não optante pelo Simples Nacional” e “não enquadrado no Simei”, o empreendedor deve verificar os motivos da exclusão. Na maioria dos casos, o desenquadramento ocorre em razão de débitos tributários ou outras pendências junto à Receita Federal, aos estados ou aos municípios.
Após identificar as irregularidades, é necessário regularizar a situação fiscal, o que pode incluir o pagamento à vista ou o parcelamento de débitos. A consulta detalhada e a regularização devem ser feitas por meio do e-CAC da Receita Federal, com acesso pela conta Gov.br. Somente após a quitação ou negociação de todas as pendências o empreendedor poderá avançar para a etapa seguinte.
Com a situação fiscal regularizada, o MEI deve solicitar novamente a opção pelo Simples Nacional no portal oficial do regime. Após o deferimento, é obrigatório realizar o pedido de reenquadramento no Simei. As análises ocorrem de forma sequencial, e o retorno à condição de microempreendedor individual depende da aprovação prévia no Simples Nacional.
O Ministério do Empreendedorismo alerta que o acompanhamento do pedido deve ser feito diariamente nos sistemas oficiais, uma vez que podem surgir novas pendências durante a análise, que precisam ser solucionadas dentro do prazo legal. Caso a solicitação não seja realizada até 31 de janeiro, o empreendedor somente poderá requerer o retorno ao Simples Nacional e ao Simei no próximo ano.
Leia também
Quase mil famílias no Vale e Litoral Norte podem perder desconto na conta de luz
Neoenergia Elektro alerta 911 famílias em 20 municípios sobre risco de perda da Tarifa Social por falta de atualização cadastral
Vale do Paraíba06/10
Taubaté: prazo para pedir isenção de IPTU e Taxa do Lixo termina em 31 de outubro
Contribuintes que atendem aos critérios precisam solicitar o benefício para 2027; pedido pode ser feito pela internet ou presencialmente
Vale do Paraíba02/10
São José dos Campos cria 1.055 empregos formais em agosto; serviços e indústria lideram
Saldo de empregos com carteira assinada foi mais que o dobro do registrado em julho; cidade acumula 3.792 novas vagas em 2026
Vale do Paraíba01/10



