Receita Federal divulga regras do Imposto de Renda 2026; prazo começa em 23 de março
A Receita Federal do Brasil anunciou as regras para a declaração do Imposto de Renda 2026, referente ao ano-calendário de 2025. O período de entrega terá início em 23 de março e seguirá até 29 de maio de 2026, prazo em que milhões de contribuintes deverão prestar contas ao Fisco. Quem deve declarar Devem apresentar [...]

A Receita Federal do Brasil anunciou as regras para a declaração do Imposto de Renda 2026, referente ao ano-calendário de 2025. O período de entrega terá início em 23 de março e seguirá até 29 de maio de 2026, prazo em que milhões de contribuintes deverão prestar contas ao Fisco.
Quem deve declarar
Devem apresentar a declaração os contribuintes que, ao longo de 2025:
- Receberam rendimentos tributáveis acima de R$ 35.584,00;
- Obtiveram rendimentos isentos, não tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte superiores a R$ 200 mil;
- Tiveram ganho de capital na venda de bens ou direitos;
- Realizaram operações em bolsa de valores acima de R$ 40 mil ou com lucro tributável;
- Obtiveram receita bruta na atividade rural superior a R$ 177.920,00;
- Possuíam, até 31 de dezembro de 2025, bens ou direitos acima de R$ 800 mil;
- Passaram à condição de residentes no Brasil em 2025;
- Tiveram rendimentos, bens ou investimentos no exterior, incluindo lucros e dividendos;
- Optaram por benefícios como isenção na venda de imóveis com reinvestimento em até 180 dias.
Quem está dispensado
Estão isentos da obrigatoriedade de entrega:
- Contribuintes incluídos como dependentes em declaração de terceiros;
- Pessoas que tiveram bens declarados pelo cônjuge ou companheiro, desde que o total não ultrapasse R$ 800 mil;
- Quem não se enquadra em nenhuma das regras de obrigatoriedade estabelecidas pela Receita.
Leia também
Quase mil famílias no Vale e Litoral Norte podem perder desconto na conta de luz
Neoenergia Elektro alerta 911 famílias em 20 municípios sobre risco de perda da Tarifa Social por falta de atualização cadastral
Vale do Paraíba06/10
Taubaté: prazo para pedir isenção de IPTU e Taxa do Lixo termina em 31 de outubro
Contribuintes que atendem aos critérios precisam solicitar o benefício para 2027; pedido pode ser feito pela internet ou presencialmente
Vale do Paraíba02/10
São José dos Campos cria 1.055 empregos formais em agosto; serviços e indústria lideram
Saldo de empregos com carteira assinada foi mais que o dobro do registrado em julho; cidade acumula 3.792 novas vagas em 2026
Vale do Paraíba01/10



