Escolas comemoraram conquistas dos projetos desenvolvidos durante o ano pelos alunos, desde o Infantil até o último ano do Fundamental. – Foto: Claudio Vieira/PMSJC
A atmosfera de festa tomou conta do Cefe (Centro de Formação do Educador) durante a semana com a realização do Empreende ‘Startups Educacionais’ 2022, que registrou participação expressiva de mais de 6 mil alunos representando as 50 Emefi’s e 112 escolas da Educação Infantil da rede direta e parceira.
Na manhã desta sexta-feira (9), os projetos apresentados foram premiados em três categorias (Produto, Serviço e Tecnologia), concurso de Infográficos, premiação dos professores que se destacaram em sequências didáticas e entrega de certificados, medalhas e prêmios especiais.
Cerca de 300 pessoas participaram do evento, que teve presença de gestores das escolas, equipe técnica da Secretaria de Educação e Cidadania e convidados.
O Empreende 2022 superou as expectativas e comprovou que a rede de ensino municipal proporciona experiências transformadoras, com criatividade e inovação na busca de soluções para os desafios atuais, com contribuição individual e coletiva e o desenvolvimento de habilidades e competências do século XXI que formam cidadãos.
“Empreende da empatia”
A Educação Empreendedora é um marco importante na rede de ensino municipal, com destaques: desde os sonhos das crianças do Pré que são vivenciados na Pedagogia Empreendedora dos Sonhos, até as atividades do Projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos – JEPP nos anos iniciais, em parceria com o Sebrae, e as ideias inovadoras que viraram serviço ou produtos para ajudar a sociedade e foram apresentadas pelos estudantes dos 9º anos.
Durante todo o ano letivo e, de forma especial, durante os dias de evento, as crianças e os alunos da rede de ensino municipal foram os grandes protagonistas de ideias inovadoras para compartilhar e realizar sonhos, ajudar a resolver problemas e transformar a sociedade. Ouvimos a equipe do Cedemp (Centro de Educação Empreendedora) sobre a experiência desta edição do Empreende. Confira!
“O Empreende foi um momento de celebração e alegria. Ver nossos pequenos concretizando seus sonhos é algo inestimável.Gratidão às crianças,aos professores e equipe gestora que tornaram esse momento possível”, afirma Poliana Ferracioli, da Pedagogia Empreendedora dos Sonhos.
“O Empreende é um espaço que valoriza o aprendizado e protagonismo dos estudantes, ao dar voz a esses meninos e meninas que compartilharam com alegria experiências empreendedoras vividas no decorrer do projeto JEPP”, destaca Renata Primeiro.
“Foi uma celebração da aprendizagem dos alunos. Ver a alegria deles em expor um projeto que eles mesmos criaram, sentiram as dificuldades, mas também conquistas é muito bonito. Esse é o Empreende da Empatia, ver como eles conseguiram pensar nas outras pessoas, com olhar de sustentabilidade e afeto para as necessidades”, conta Josiane Sabóia.
Emoção e prêmios
O coral da EMEI Marilda Aparecida Montemor acolheu os presentes dando início às premiações, que mantiveram o clima de festa até o final, com show e premiação dos alunos responsáveis pelo HIT do Empreende.
PRÊMIO “JOVEM EMPREENDEDOR – CATEGORIA PRODUTOS”
Caricão – EMEFI Profº Moacyr Benedicto Souza Final de ano e o momento de premiar escolas e alunos em São José dos Campos
“Felicidade demais, tudo que fizemos durante todo o ano valeu muito a pena. Estava muito emocionada, até tremendo, ficamos todos felizes”, frisou Larissa Flausino, do 9º ano.
PRÊMIO “JOVEM EMPREENDEDOR – CATEGORIA SERVIÇOS”
Naturê – EMEFI Profª Leonor Nunes Galvão
“Felicidade e gratidão por tudo ter dado certo após um longo processo. Tudo deu certo no final e isso é incrível”, disse Luiza Pereira, do 9º ano.
PRÊMIO “JOVEM EMPREENDEDOR – CATEGORIA TECNOLOGIA”
Viver de Gaia – EMEFI Profª Vera Lúcia Carnevalli Barreto
“Emoção imensa, tudo começou com uma ideia de trabalho escolar e agora ganhamos com o projeto. Desenvolver tudo foi trabalhoso, mas valeu a pena com todos unidos pra fazer acontecer”, afirmou Bruno Henrique, do 9º ano.
“Estávamos muito confiantes, ter ganhado foi muito importante, é um incentivo gigantesco para todos. Queremos dar continuidade e ver o ‘Viver de Gaia’ acontecendo”, destacou Ana Clara Turci, 9º ano.
PRÊMIO SURPRESA: “IMPACTO SOCIAL”
EMEFI Profª Maria Antonieta Ferreira Payar
“Primeiro fiquei sem reação, não esperávamos por isso. Mas foi emocionante, valeu todo esforço. Acho que conseguimos essa categoria porque nosso foco maior foi ajudar a comunidade”, frisou Isaque Gabriel Mariano, do 9º ano.
|