Jacareí recebe a 33ª Exposição Especializada do Cavalo Mangalarga Marchador, nos próximos dias 26, 27 de abril a exposição regional e nos dias 28, 29 e 30, a exposição especializada. O evento promete ser especial para os amantes dos equinos e acontece no recinto de exposições do Sindicato Rural de Jacareí (Agrocentro).
O evento acontece também com o intuito de avaliar os cavalos que serão apresentados durante a exposição, sendo os árbitros, Márcio Meireles Leite, com relação à ‘marcha’ e Roberto Ribas, para o tema ‘Morfologia’.
A 33ª Exposição Especializada do cavalo Mangalarga Marchador exige utilização de máscara facial durante todo o evento, sendo também aferida a temperatura dos espectadores e participantes na entrada.
33ª Exposição Especializada do cavalo Mangalarga Marchador
Exposição Regional
Dias 26 e 27 de abril.
Horário: 8h às 18h
Exposição Especializada
Dias 28, 29 e 30 de abril
Horário: 8h às 18h.
Os eventos de ambas as categorias ocorrem no recinto de exposições do Sindicato Rural de Jacareí (Agrocentro).
Endereço: Estrada do Jardim, 500 – Jardim Santo Antonio da Boa Vista, Jacareí – SP, 12315-020
Confira o vídeo e conheça mais sobre o evento!
Conheça mais da raça de cavalos Mangalarga Marchador

Segundo a Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador (ABCCMM), as qualidades do Mangalarga Marchador dispensam apresentações, assim como sua beleza. Quando o assunto é pelagem a prosa rende, cada um tem a sua preferida. Mas esta não é apenas uma questão de estética, pois além agregar valor, ela também passa importantes informações sobre o estado de saúde dos indivíduos.
Característica determinada pela genética através dos genes presentes em cada uma das células, a cor da pelagem possui alguns fatores pré-definidos que ajudam a identificar a possível pelagem de um produto antes mesmo do seu nascimento.
Por exemplo, você sabia que o cruzamento entre animais de pelagem Alazã produzirá apenas filhos dessa pelagem? Isso mesmo, quando ambos os pais são de cor Alazã, os filhos obrigatoriamente nascem com essa cor e essa informação deve se confirmar com a Resenha. Caso ela informe um produto não alazão, será preciso que se corrija o erro de comunicação.
Para ser um Alazão, o indivíduo precisa ter pelos na coloração avermelhada ou amarelada, bem como crina, cauda e membros nos mesmos tons. Animais castanhos possuem membros, cauda e crina na cor preta. As variações dessa pelagem são Alazã Amarilha e Alazão sobre Baia.
Alguns animais alazões possuem as extremidades (crina e cauda) compostas por pelos em tons mais claros que a pelagem do tronco. Nestes casos esta particularidade é denominada Crinalvo.
Fotos: Divulgação.