Foto: Divulgação
A 4ª Festa Literária Internacional de São Sebastião (FLISS) terá início na próxima quinta-feira (6/2) e segue até domingo (9/2), oferecendo uma programação variada com atrações como conversas com autores, cinema, sarau de poetas sebastianenses e show da cantora Indiana Nomma. O evento, que será realizado no centro histórico da cidade, tem como tema “A insurgência do convívio: escutas, leituras e diálogos para o Bem Viver”.
Com o apoio da Prefeitura de São Sebastião e por meio do Edital Lei Paulo Gustavo/2023-Ministério da Cultura, a FLISS promoverá encontros entre escritores, artistas e o público de todas as idades. O evento será sediado na Tenda da FLISS, no Teatro Municipal e na Livraria FLISS na Praça.
Devido ao incêndio ocorrido no casarão da Casa Brasileira, sede do Instituto Mpumalanga/Casa Brasileira, as atividades deste ano ocorrerão em diversos espaços do centro histórico, com entrada gratuita. O evento busca refletir sobre a relação humana com a natureza, justiça social e sustentabilidade, promovendo encontros intergeracionais e discussões sobre o Bem Viver.
Com direção geral de Adriana Saldanha, curadoria de Penélope Martins e apoio de um conselho curador formado por escritoras renomadas, a FLISS oferece uma reflexão profunda sobre os desafios do Antropoceno, propondo um novo protagonismo para a humanidade.
A FLISS se consolida como um importante espaço de reflexão sobre literatura, humanidade, memória e cultura, convidando o público para quatro dias dedicados à leitura, às artes e ao pensamento crítico.
Programação
A abertura oficial acontece no dia 6 de fevereiro, às 19h, no Teatro Municipal de São Sebastião, com a presença de Adriana Saldanha, presidente do Instituto Mpumalanga e da Casa Brasileira, das escritoras e curadoras Penélope Martins, Janaína de Figueiredo e Alexandra Pericão e de representantes da FUNDASS e da Secretaria Municipal de Turismo de São Sebastião.
Na sequência, na primeira noite, às 20h, o palco do teatro recebe o escritor, pesquisador e professor Ademario Ribeiro Payayá e a escritora e curadora Penélope Martins para uma conversa sobre “Moquem Antropofágico para decolonizar e o Bem Viver para enraizar o amor”, com lançamento do último livro de Ademario Payayá, Moquem Antropofágico- Apontamentos para o Ensino Decolonial da Temática Indígena.
Ao longo dos quatro dias, a programação inclui rodas de diálogo como o “Chá com Livros”, que trará um bate-papo com um dos maiores especialistas em dinossauros brasileiros, o biólogo, paleantólogo e escritor Luiz Anelli, logo no primeiro dia (6), na Tendas da FLISS, às 15h. Outro Chá com Livros sobre Biografias terá uma conversa com o jornalista Júlio Maria, biógrafo da cantora Elis Regina, conduzida pelo jornalista José Américo Câmera.
A programação terá conversas no palco do teatro com a escritora Andrea Del Fuego, a cordelista e escritora Auritha Tabajara e com o escritor e crítico Julián Fuks. O “Círculo das Histórias” contará com rodas de conversa sobre poesia popular, literatura e oralidade com autores e narradores de histórias como Débora Kikuti, Marco Haurélio, Edson Ikê, Lucélia Borges, Zilza Helena, Isabel Galvanese e Alexandra Pericão e com a contadora de causos caiçaras, Neide Palumbo, entre outros escritores e narradores.
A produção de poetas sebastianenses abre espaço para Geraldo de Buta, escritor e agitador cultural da cidade de São Sebastião, e para o Sarau Suburbano do cineasta e escritor Alessandro Buzo, com Brenalta MC, Daniel Navarro e Jean Garfunkel, no final da tarde do sábado (8), na Tenda da FLISS. A agenda tem, ainda, exibições de filmes e debates com documentaristas e videastas, entre eles Paulo Alberton, Letícia Andra, Gabriela Romeu e Janaína de Figueiredo. Performances artísticas serão conduzidas pelo Palhaço Surubim e pela OssoBanda, para o público infantil, com cortejos na Rua da Praia.
O show “Tributo a Mercedes Sosa – A voz dos sem voz”, com a cantora Indiana Nomma, movimentará a segunda noite da FLISS (07), a partir das 21h, no Teatro Municipal, com entrada gratuita. Indiana é uma artista hondurenha-brasileira que recebeu a chancela da família de Mercedes Sosa para ser porta voz do tributo oficial àquela que é considerada a “baquiana del mundo”. No show durante a FLISS, Indiana Nomma estará acompanhada pelo violonista André Pinto Siqueira, vencedor do prêmio Mimo 2018 como melhor violonista solo do Brasil. O duo traz no repertório músicas cantadas por Sosa, como “Gracias a la Vida” e “Volver a los 17”, “Duerme Negrito”, “Solo Le Pido A Diós”, “Alfonsina Y El Mar”, “Si Se Calla El Cantor” e outras canções de compositores latino-americanos imortalizadas por La Negra.
No último dia (9/2), a FLISS-4ª.edição encerrará sua programação no palco do Teatro Municipal com uma conversa com a escritora Andrea Del Fuego, “Quebrar a Regra: Como as Mulheres Fazem História”, que terá mediação da jornalista e podcaster Patrícia Palumbo. No encerramento, também uma homenagem ao escritor Dalton Trevisan com leitura de um conto por Alexandra Pericão e participação musical do maestro e saxofonista Almir Clemente.
SERVIÇO – entrada gratuita em todos os eventos
Festa Literária Internacional de São Sebastião (FLISS) – 4ª EDIÇÃO
DATA: 6 a 9 de fevereiro de 2025
LOCAIS das atividades:
Tenda da FLISS – Praça do Artesão, Rua da Praia, Centro.
Tenda Livraria FLISS na Praça – Rua da Praia, nº 80 , Centro.
Teatro Municipal de São Sebastião – Rua da Praia, 2 – Centro.
PROGRAMAÇÃO COMPLETA
Dia 6/02/2025 – Quinta-feira
TENDA LIVRARIA FLISS NA PRAÇA– Rua da Praia, 80 -praça, Centro. 14h às 21h
Livraria Suburbana na FLISS –com o livreiro Alessandro Buzo
14h- Abertura e performance de Luciano Draetta/Palhaço Surubim, com cortejo até a Tenda da FLISS
TENDA DA FLISS – PRAÇA DO ARTESÃO / RUA DA PRAIA
14h – Histórias da FLISS no Telão – Entrevistas gravadas – Instalação permanente
14h30 às 15h – Intervenções performáticas de Luciano Draetta
15h às 16h30 – Chá com Livros na FLISS – “Terra, endereço da vida, dos Dinossauros até aqui!” – Bate-papo com Luiz Anelli, escritor e paleontólogo.
Apresentação: Penélope Martins.
17h às 18h – Tarde de Autógrafos na FLISS
TEATRO MUNICIPAL DE SÃO SEBASTIÃO :
19h – Abertura oficial FLISS – 4ª Edição.
20h – “Moquém Antropofágico para Decolonizar e o Bem Viver para enraizar o amor” – Lançamento de livro e conversa no palco com os escritores Ademario Ribeiro Payayá e Penélope Martins. Mediação: Gabriela Romeu.
Dia 7/02/2025 – Sexta-feira
TENDA LIVRARIA FLISS NA PRAÇA – Rua da Praia, 80 -praça, Centro. 14h às 21h
TENDA DA FLISS – Praça do Artesão / Rua da Praia
14h – Histórias da FLISS no Telão – Entrevistas gravadas – Instalação permanente
14h às 14h45 – Show da Banda OssoBanda – para público infantil
15h às 16h45 – Cinema para Toda Gente – “Onde vive em nós o sagrado” – Exibição dos filmes Benzô, de Letícia Andra, e Meninos e Reis, de Gabriela Romeu, seguida de conversa com as autoras e documentaristas. Mediação: Penélope Martins.
17h às 18h30 – Círculo das Histórias: “A poesia popular no fio da história” – Encontro com o escritor Marco Haurélio e os artistas visuais e xilógrafos Lucélia Borges e Edson Ikê. Mediação: Alexandra Pericão.
TEATRO MUNICIPAL:
19h às 20h30 – “Coração sagrado cajueiro: trajetória de luta, ancestralidade acolhedora” – Conversa no palco com a escritora Auritha Tabajara.
Mediação: Alexandra Pericão.
21h – Show “A Voz dos Sem Voz – Tributo a Mercedes Sosa”, com Indiana Nomma.
Gratuito – Aberto ao público. Classificação: livre
Dia 8/02/2025 – Sábado
TENDA LIVRARIA FLISS NA PRAÇA – Rua da Praia, 80 – praça, Centro – 14h às 21h.
TENDA DA FLISS – PRAÇA DO ARTESÃO / RUA DA PRAIA
14h – Histórias da FLISS no Telão – Entrevistas gravadas – Instalação permanente
14h às 15h30 – Círculo das Histórias: “Do mar ao verbo” – Com os artistas de São Sebastião: Neide Palumbo (contadora de causos caiçaras), Geraldo de Buta (poeta) e Bel Galvanese (ilustradora, escritora e ceramista). Mediação: Janaína de Figueiredo.
16h às 17h30 – Chá com Livros na FLISS – Biografias – Conversa com o jornalista Júlio Maria, biógrafo de Elis Regina, e com a cantora e educadora Indiana Nomma.
Mediação: José Américo Câmera.
17h30 – Histórias da FLISS no Telão – Entrevistas gravadas – Instalação permanente
18h às 19h30 – “Palavra é rua” – Sarau Suburbano na FLISS. Apresentação de Alessandro Buzo, com participação dos poetas sebastianenses Brenalta MC, Daniel Navarro e Jean Garfunkel.
Microfone aberto para público, após performances.
TEATRO MUNICIPAL
20h – “Trilhas da memória e a prática do esquecimento” – Conversa com o escritor e crítico literário Julián Fuks. Mediação: Janaína de Figueiredo.
Dia 9/02/2025 – Domingo
TENDA LIVRARIA FLISS NA PRAÇA – Rua da Praia, 80 – praça, Centro – 14h às 21h
TENDA DA FLISS – PRAÇA DO ARTESÃO / RUA DA PRAIA
14h – Histórias da FLISS no Telão – Entrevistas gravadas – Instalação permanente
14h30 às 16h – Círculo das Histórias: “Para falar e inspirar a escuta do amor” – Encontro com a artista, pesquisadora e narradora de histórias Débora Kikuti e com Zilza Helena, educadora, contadora de histórias e representante da comunidade negra no Conselho Municipal de Cultura de São Sebastião.
Mediação: Alexandra Pericão.
16h – Tarde de Autógrafos – Comunicação da autora e autógrafos do livro Catálogo de Cantoras Negras, autora Luciana Oliveira.
Local: Tenda da FLISS.
16h30 às 18h30 – Cinema para Toda Gente: “Brotar a vida” – Exibição dos filmes da escritora Janaína e do jornalista documentarista Paulo Alberton, seguida de roda de conversa com os autores.
Mediação: Letícia Andra.
TEATRO MUNICIPAL:
19h às 19h30 – “A aura do mistério” – Homenagem ao autor Dalton Trevisan, com a narradora Alexandra Pericão e participação musical de Almir Clemente.
20h – “Quebrar a regra: como as mulheres fazem história” – Conversa no palco com a escritora Andrea Del Fuego.
Mediação: Patrícia Palumbo.
22h – Encerramento da FLISS.