O Vale do Paraíba vai receber a nova tecnologia do 5G apenas em 2023. Brasília foi a primeira cidade do país a possuir a tecnologia em seu território, iniciando as operações nesta última quarta-feira (6). O 5G representa uma maior velocidade em compartilhamento de informações e arquivos via internet, facilitando o uso de celulares, computadores, carros, e outros equipamentos inteligentes.
Porém, mesmo que a nova tecnologia tenha desembarcado no Brasil, o Vale deverá contar com seus recursos apenas no ano que vem. O 5G deve continuar sua expansão pelas principais capitais do país, vindo às cidades do interior posteriormente. Na região, São José dos Campos será a cidade que receberá a tecnologia primeiro.
Mais sobre o 5G
A tecnologia 5G permitirá a estreia da “internet das coisas”, que permite a conexão direta entre objetos pela rede mundial de computadores. Essa tecnologia tem potencial para aumentar a produção industrial, por meio da comunicação direta entre máquinas, e possibilitar novidades como cirurgias a distância e transporte em carros sem condutores.
A TIM será a primeira operadora a oferecer o sinal 5G puro em Brasília. Em princípio, serão instaladas 100 antenas que atenderão entre 40% e 50% da população do Distrito Federal. Nos próximos dois meses, mais 64 antenas passarão a funcionar, elevando o alcance da tecnologia para 65% da população.
Segundo o conselheiro e vice-presidente da Anatel, Moisés Moreira, as próximas cidades a receber o sinal puro serão Belo Horizonte, Porto Alegre e São Paulo, mas as datas ainda não estão previstas. No início de junho, a agência reguladora definiu que, até 29 de setembro, todas as capitais deverão contar com a tecnologia.
Com informações de Wellton Máximo – Agência Brasil
Foto: Reprodução