Foto: PMSJC
Neste domingo (2), cerca de mil ciclistas são esperados para a primeira edição do Trip Bike de 2025, um dos passeios ciclísticos mais tradicionais de São José dos Campos. O evento terá início às 7h, no Parque Ribeirão Vermelho, localizado no Urbanova, e seguirá até a praça central de São Francisco Xavier, com um percurso desafiador de 55 km, conhecido como Casinha A.
O trajeto passará por estradas de terra e asfalto, proporcionando aos participantes uma imersão em belas paisagens e em trechos de mata atlântica, típicos do bioma da Serra da Mantiqueira. O passeio é gratuito e aberto ao público, sem necessidade de inscrição prévia.
Para garantir a segurança de todos, o uso de equipamentos como capacetes e luvas será obrigatório. Além disso, os ciclistas são orientados a levar garrafas de água para se manterem hidratados e câmaras de ar de reserva para eventuais problemas mecânicos. Devido à natureza do percurso, que exige bom preparo físico e experiência com trilhas de bicicleta, o evento é recomendado para quem já tem familiaridade com esse tipo de atividade.
Durante o trajeto, placas de sinalização e equipes de apoio estarão espalhadas pelos pontos mais críticos, especialmente nas descidas próximas à Cachoeira do Roncador e no trecho que leva à Casinha, local próximo ao limite distrital de São Francisco Xavier. A organização também alerta para a necessidade de transporte próprio para o retorno, já que não é recomendado o uso da SP-50 de bicicleta.
O Trip Bike 2025 promete ser mais uma edição memorável para os apaixonados por ciclismo e para quem busca explorar as belezas naturais de São José dos Campos e região.
Equipes de Apoio
A partir das 7h, agentes de trânsito e guardas civis municipais acompanharão os ciclistas desde a largada no Parque Ribeirão Vermelho até a chegada à praça principal de São Francisco Xavier.
A estrutura de apoio aos ciclistas disponibilizará serviços de ambulâncias em todo o percurso e um caminhão para recolher bicicletas em caso de problemas.
Serão montados ao longo do trajeto três pontos de apoio, localizados no início do bairro Pau de Saia (distribuição de água e banheiros químicos), Estrada das Tábuas (distribuição de água, barra de cereal, banheiros químicos e ambulância) e depois da Cachoeira do Roncador (distribuição de água, banheiros químicos e ambulância).
Durante o passeio, os ciclistas devem manter a trilha limpa.


























