Foto: Divulgação/Senac
Passar alguns dias em meio à natureza, em um ambiente tranquilo e fresco, tem se tornado uma opção cada vez mais valorizada para relaxar durante o verão. No Vale do Paraíba, o turismo rural e o ecoturismo se destacam como alternativas acessíveis para quem busca esse contato com o meio ambiente.
De acordo com Nathalia Martinelli, docente da área de Turismo e Hospitalidade do Senac Pindamonhangaba, essa modalidade turística atrai tanto visitantes de outras localidades quanto moradores da região. “É uma oportunidade de se reconectar com a terra e fortalecer o sentimento de pertencimento e integração ao ambiente”, afirma.
Além de proporcionar momentos de lazer e bem-estar, o turismo rural e o ecoturismo desempenham um papel fundamental na economia local. “Esse setor contribui para a geração de renda e o fortalecimento dos empreendedores que atuam com hospedagem, alimentação e atividades recreativas”, explica Nathalia.
Os benefícios vão além do impacto econômico. Segundo o especialista, essa vertente do turismo também incentiva a preservação ambiental e promove experiências autênticas e educativas. “Esses segmentos valorizam um modo de vida simples e encantador, típico das áreas rurais, promovendo qualidade de vida e sustentabilidade”, diz.
A relevância desse setor é comprovada por dados do Ministério do Turismo. De acordo com a pesquisa Demanda Turismo Rural, 74% dos viajantes interessados nesse segmento buscam o interior para contemplar a natureza, 70% priorizam locais que oferecem paz e tranquilidade e 73% são atraídos pela autenticidade da comida caseira.
Opções de passeios
A localização privilegiada do Vale do Paraíba oferece diversas opções de atividades para diferentes públicos. Nathalia destaca que há atrativos gratuitos ou com baixo custo, como parques estaduais, centros históricos e fazendas, além de pacotes oferecidos por agências que incluem guia, transporte, hospedagem e alimentação.
“No Vale Histórico, cidades como Bananal, Silveiras e São José do Barreiro preservam riquezas da época colonial e do ciclo do café, em fazendas históricas, trilhas, cachoeiras e na gastronomia caipira.
Já na Serra da Mantiqueira, os atrativos incluem a Pedra do Baú e a Cachoeira dos Amores, em São Bento do Sapucaí, o Pico do Agudo, em Santo Antônio do Pinhal, e degustações em vinícolas, cervejarias e queijarias locais”, exemplifica.
Outro destaque é o Projeto Sertões de Taubaté, que promove passeios por alambiques, olarias e ambientes com degustação de café típico e almoço com frango caipira.
Qualificação para investir no mercado turístico
Com o crescimento do interesse por turismo rural e ecoturismo, aumentam as oportunidades para trabalhadores e empreendedores. Nathalia enfatiza a importância da qualificação para garantir excelência e ampliar as possibilidades de atuação.
“A especialização proporciona conhecimento e habilidades específicas e técnicas necessárias para desempenhar funções na área de interesse, assegurando que o profissional esteja preparado para enfrentar os desafios e responsabilidades”, diz.
A docente dá dicas relevantes para quem está de olho nesse mercado. “Busque informações sobre a área e suas diversas possibilidades de atuação, participe de eventos que promovam o turismo na região, conheça melhor o potencial e a oferta turística do local e, principalmente, busque qualificação em instituições credenciadas como o Senac”, orienta Nathalia.
Na área de Turismo e Hospitalidade, o Senac Pindamonhangaba disponibiliza cursos livres e técnicos dentro das subáreas de Eventos, Hotelaria, Turismo e Lazer. Algumas capacitações oferecem bolsas de estudo 100% gratuitas.
Conheça alguns dos cursos livres programados para 2025:
Segmentação Turística – Planejamento e Estratégias de Atuação – de 8/2 a 17/5, aos sábados, das 8h às 12h;
Agente de Informações Turísticas – de 5/2 a 1/10, às quartas e quintas-feiras, das 19h às 22h30;
Atrativos e Negócios Turísticos Inteligentes – de 14/3 a 25/4, às sextas-feiras, das 13h30 às 17h30;
Design de Experiências Turísticas – de 5/5 a 25/6, às segundas e quartas-feiras, das 13h30 às 17h30;
Excelência no Atendimento em Serviços de Hospitalidade – de 7/6 a 19/7, aos sábados, das 8h às 12h;
Gestão Operacional de Aluguel por Temporada – de 4/10 a 6/12, aos sábados, das 8h às 12h.
Mais informações sobre os cursos disponíveis e inscrições no site https://www.sp.senac.br/senac-pindamonhangaba.









