Taubaté amplia oferta de exames e reduz fila de espera na rede municipal

Por Helen Cristina 21 Visualizações
2 Leitura mínima

Foto: PMT

A Prefeitura de Taubaté, em parceria com a Organização Social Santa Casa de Misericórdia de Chavantes, responsável pela gestão do Hospital Municipal Universitário de Taubaté (HMUT), iniciou uma ação para ampliar a oferta de exames de tomografia, com e sem contraste. O objetivo é atender 400 pacientes que aguardam há anos na fila da rede municipal, reforçando o compromisso da atual administração com a saúde pública.

Somente no primeiro trimestre deste ano, o HMUT realizou 29.881 exames complementares, abrangendo análises laboratoriais, anatomia patológica, citopatologia, radiologia, ultrassonografia, endoscopias, eletrocardiogramas, eletroencefalogramas, tococardiogramas e audiometrias.

Ampliação do Atendimento

O hospital também se prepara para disponibilizar 40 vagas semanais adicionais para exames de ecocardiograma. Além disso, para otimizar o fluxo de atendimento e acelerar diagnósticos, foi inaugurada uma segunda sala de raio-x em fevereiro, dobrando a capacidade do serviço.

Atendimento à Demanda Reprimida

Atualmente, o HMUT realiza exames diariamente para pacientes internados. No entanto, por solicitação do prefeito Sérgio Victor, a unidade está expandindo a oferta para absorver a demanda reprimida de pacientes encaminhados pela Atenção Primária à Saúde, incluindo os atendidos em Pamos e Estratégias de Saúde da Família (ESFs). A Central de Vagas será responsável por entrar em contato com os pacientes da fila para o agendamento dos exames.

Com essa iniciativa, a Prefeitura busca agilizar diagnósticos, melhorar a eficiência do atendimento e proporcionar maior qualidade no cuidado à população.

Compartilhe este artigo