Bolsonaro será submetido a nova cirurgia neste domingo em Brasília

Por Helen Camargo 42 Visualizações
2 Leitura mínima

Foto: Divulgação

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) deverá passar por uma nova cirurgia abdominal neste domingo (13) em Brasília, após exames clínicos indicarem agravamento de um quadro de obstrução intestinal. A informação foi confirmada por aliados próximos, que acompanham o estado de saúde do ex-mandatário.

Bolsonaro foi internado na sexta-feira (11) em Natal (RN), onde participava de um evento político em defesa da anistia aos presos pelos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023. Durante a agenda, ele sentiu fortes dores abdominais. A equipe médica que o atendeu diagnosticou a necessidade de exames complementares e, após avaliação, indicou a transferência para a capital federal.

A decisão de levá-lo para Brasília e não para São Paulo, como defendiam aliados, foi da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, que também optou pelo hospital DF Star como local de internação. O transporte foi feito por UTI aérea.

Segundo o senador Rogério Marinho (PL-RN), que acompanhou o ex-presidente em Natal, Bolsonaro está lúcido, estável e tranquilo. No entanto, o boletim médico emitido pelo hospital potiguar não mencionava, até sábado (12), a necessidade de cirurgia — o que passou a ser cogitado após os exames mais recentes.

Desde que sofreu um atentado com faca durante a campanha eleitoral de 2018, Bolsonaro já foi submetido a cinco cirurgias na região abdominal. A atual complicação é considerada comum em pacientes com histórico de múltiplas intervenções cirúrgicas.

Além das questões de saúde, o ex-presidente é réu no Supremo Tribunal Federal (STF), acusado de tentar permanecer no poder mesmo após perder as eleições de 2022 para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Compartilhe este artigo