Cardeal dos EUA é eleito Papa e adota o nome Leão XIV

Por Helen Camargo 35 Visualizações
2 Leitura mínima

Foto: Reprodução

 

O cardeal norte-americano Robert Francis Prevost, de 69 anos, foi eleito nesta quinta-feira (8) como o novo Papa da Igreja Católica. Ele adotou o nome Leão XIV e se tornou o 267º pontífice da história, além de ser o primeiro Papa nascido nos Estados Unidos.

A escolha foi anunciada ao mundo às 13h09 (horário de Brasília), com a tradicional fumaça branca saindo da chaminé da Capela Sistina, no Vaticano. A eleição ocorreu no segundo dia do conclave, após quatro votações. Pouco mais de uma hora depois, Prevost fez sua primeira aparição na sacada da Basílica de São Pedro, no Vaticano, e discursou aos fiéis com uma mensagem centrada na paz, na inclusão e na justiça.

Com sua eleição, chega ao fim o período de Sé Vacante iniciado com a morte de Francisco, o argentino Jorge Mario Bergoglio, em 21 de abril. O conclave contou com a participação de 133 cardeais eleitores, seguindo os ritos previstos na constituição apostólica Universi Dominici Gregis.

Natural de Chicago, Prevost nasceu em 14 de setembro de 1955. Ingressou na Ordem de Santo Agostinho em 1977 e foi ordenado sacerdote cinco anos depois. Atuou por duas décadas como missionário no Peru, onde foi nomeado bispo da diocese de Chiclayo. Em 2023, assumiu o cargo de prefeito do Dicastério para os Bispos, órgão responsável pela nomeação de bispos em todo o mundo.

A missa de início de pontificado de Leão XIV será realizada nos próximos dias, seguindo a tradição da Igreja. Espera-se que sua liderança seja marcada pelo equilíbrio e pelo diálogo, com foco em unir diferentes correntes internas da Igreja Católica e enfrentar os desafios contemporâneos.

O último Papa a adotar o nome Leão foi Gioacchino Pecci, que ocupou o cargo entre 1878 e 1903.

 

Compartilhe este artigo