Foto: Divulgação
Entre os dias 30 de maio e 8 de junho, São Luiz do Paraitinga promove mais uma edição da Festa do Divino Espírito Santo, celebração que há mais de 200 anos mistura religiosidade, folclore e cultura popular, sendo considerada o ponto alto do calendário cultural da cidade.
Neste ano, além das tradicionais missas, procissões, apresentações culturais e da distribuição do prato típico “afogado” (ensopado de carne com batata), a festa traz uma novidade: oficinas culturais voltadas a estudantes da rede pública.
A ação integra o projeto “Festa do Divino Espírito Santo de São Luiz do Paraitinga-SP – Divino Encontro de Cultura Popular”, contemplado pelo ProAC e pela Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB).
Segundo os organizadores, o objetivo é fortalecer as tradições culturais locais e estimular o interesse dos jovens, que vem diminuindo nos últimos anos. O produtor Fábio Gomes adiantou ainda que será produzido um documentário sobre a festa, para preservar sua memória e transmitir seu legado às próximas gerações.