Foto: PMC
A Prefeitura de Caçapava anunciou que, a partir desta quarta-feira (21), toda a população poderá receber a vacina contra a Influenza nas unidades de saúde do município. A medida foi adotada após a constatação de baixa cobertura vacinal entre os grupos prioritários, que até o momento é de apenas 22,38%.
Segundo a Vigilância Epidemiológica, os casos de Influenza não são de notificação obrigatória, exceto em situações de surto ou quando há internações por síndrome gripal. Até agora, não foram registrados surtos da doença na cidade, e apenas um caso de internação foi confirmado.
A Influenza é uma infecção respiratória aguda e altamente contagiosa, transmitida por gotículas eliminadas ao tossir, espirrar ou falar, além do contato com superfícies contaminadas. Os sintomas mais comuns são febre, dor de garganta, dor de cabeça, dores musculares, tosse, coriza, calafrios e mal-estar. Em crianças e idosos, também podem ocorrer náuseas, vômitos e diarreia.
A Secretaria de Saúde reforça a importância da imunização como forma de prevenção e proteção, especialmente para os públicos mais vulneráveis. A vacinação segue disponível em todas as unidades básicas e estratégicas do município.
A vacina está disponível nas seguintes unidades de saúde:
UBS Centro
ESF Vila Paraíso
ESF Jardim Rafael
ESF Vila Menino Jesus
ESF Aldeias da Serra
ESF Caçapava Velha
ESF Piedade
UBS Sapé
ESF Pinus
A Prefeitura reforça a importância da vacinação para a prevenção de complicações causadas pelo vírus, especialmente entre os públicos mais vulneráveis.