Pindamonhangaba decreta situação de emergência na saúde por aumento de doenças respiratórias

Por Helen Camargo
1 Leitura mínima
PMP

A Prefeitura de Pindamonhangaba decretou situação de emergência na saúde pública em decorrência do expressivo aumento de atendimentos relacionados a doenças respiratórias nas unidades de urgência e emergência do município.

De acordo com a administração municipal, os pacientes apresentam sintomas gripais graves, como pneumonia e bronquiolite, e alguns necessitam de internação em leitos de UTI, com destaque para a população infantil. Os exames têm identificado, predominantemente, a presença do SARS-CoV-2 (Covid-19), além de Rinovírus, Vírus Sincicial Respiratório (VSR) e Influenza A e B.

Publicada nesta segunda-feira (10), a medida tem validade de 180 dias e possibilita à Prefeitura adotar providências imediatas, como a aquisição rápida de insumos, contratação de serviços e remanejamento de servidores para fortalecer a rede de saúde. Todos os setores da administração serão mobilizados para colaborar com a Secretaria de Saúde, tendo os processos relacionados à emergência prioridade máxima.

A Secretaria de Saúde também enfatiza a importância das medidas preventivas, orientando a população a manter a vacinação em dia, evitar ambientes fechados e aglomerações, e buscar atendimento médico aos primeiros sinais de agravamento dos sintomas.

Compartilhe este artigo