Serasa e bancos oferecem até 97% de desconto em mutirão para renegociação de dívidas

Por Helen Camargo
2 Leitura mínima
PicPay

Diante do aumento da inadimplência no Brasil, que já atinge 77 milhões de brasileiros negativados, a Serasa, em parceria com mais de 50 bancos, lançou um mutirão emergencial para renegociação de dívidas bancárias. A campanha segue até 30 de junho e oferece até 97% de desconto para quem deseja limpar o nome.

O foco da ação está nas dívidas contraídas diretamente com instituições financeiras, como cartões de crédito, empréstimos e cheque especial — que representam a maior fatia do endividamento no país. Atualmente, 35 milhões de brasileiros acumulam 65 milhões de dívidas apenas com bancos, segundo a Serasa.

De acordo com o Mapa da Inadimplência, o setor de bancos e cartões de crédito responde por 27,8% das dívidas que geraram negativação em maio. As contas básicas, como luz, água e gás, aparecem na sequência, com 20,3%, seguidas pelas financeiras (19,3%).

Uma pesquisa realizada com 921 consumidores inadimplentes revelou que o cartão de crédito é o principal motivo das dívidas, citado por 69% dos entrevistados. Também aparecem como causas os empréstimos pessoais (56%) e o uso do cheque especial (31%). Perda de renda, desemprego, gastos inesperados com saúde e desorganização financeira estão entre os principais fatores que levaram os consumidores a não honrar os compromissos.

Segundo Aline Maciel, especialista em educação financeira da Serasa, mais de 400 milhões de ofertas estão disponíveis no site e no aplicativo da empresa até o final de junho. “Está mais fácil se livrar dessas dívidas. Nossa missão é ser um elo entre os brasileiros endividados e o setor bancário”, afirma.

Além dos canais digitais, os consumidores também podem fazer a negociação presencialmente nas agências dos Correios em todo o país, como destacou o presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos.

O pagamento pode ser feito via Pix, o que permite que o nome seja limpo na hora.

Compartilhe este artigo