Foi descartada a possibilidade de greve no transporte público nas cidades de São José dos Campos, Jacareí e Taubaté. A decisão foi tomada após aprovação, em assembleia, da nova proposta apresentada pelas empresas do setor. Com isso, os motoristas, cobradores e funcionários das garagens retornam à normalidade nas atividades, sem impacto para os cerca de 350 mil passageiros atendidos diariamente.

As assembleias foram realizadas nesta quarta-feira (25) na sede e subsedes do Sindicato dos Condutores do Vale do Paraíba, encerrando oficialmente o estado de greve iniciado no último dia 13 de junho.

A proposta aprovada pela categoria inclui reajuste de 6% nos salários, no vale-alimentação, convênio médico e Participação nos Lucros e Resultados (PLR). Desse total, 5,32% correspondem à inflação acumulada e 0,68% representam ganho real.

O pagamento será retroativo a maio, com acerto previsto para julho em forma de abono. Um dos pontos decisivos para o fim da mobilização foi a inclusão de uma cesta básica como benefício adicional para os trabalhadores do setor.

A mobilização foi uma das mais significativas dos últimos anos e refletiu a insatisfação da categoria com as condições iniciais. Com o fim do impasse, o transporte público segue sem interrupções nas três maiores cidades do Vale do Paraíba.