São José dos Campos amplia proteção contra meningite com nova vacina ACWY para crianças

Por Helen Camargo 14 Visualizações
2 Leitura mínima
PMSJC

A Prefeitura de São José dos Campos passou a utilizar a vacina meningocócica ACWY na dose de reforço contra a meningite bacteriana, aplicada em crianças aos 12 meses de idade. A substituição da versão C pela ACWY segue diretrizes do Ministério da Saúde e amplia a proteção contra os sorogrupos A, C, W e Y da Neisseria meningitidis, principal bactéria causadora da doença.

O esquema vacinal e o público-alvo não sofreram alterações. As doses aos 3 e 5 meses seguem com a vacina meningocócica C, enquanto o reforço aos 12 meses agora será com a versão ACWY — antes aplicada apenas em adolescentes de 11 a 14 anos.

Segundo a Prefeitura, crianças que já receberam o reforço com a vacina C não precisam se vacinar novamente. Já aquelas que ainda não foram imunizadas aos 12 meses poderão receber a ACWY normalmente.

Onde se vacinar?
A imunização está disponível em todas as 40 UBSs Resolve e nas 5 Unidades Avançadas de Saúde. A vacinação é encerrada uma hora antes do fechamento de cada unidade. Endereços, horários e contatos podem ser consultados no site da Prefeitura.

Para mais agilidade, a população pode utilizar o serviço digital Vacina Rápida, que indica as 20 UBSs com atendimento mais rápido em tempo real. Também é possível obter informações pelo telefone 156.

Sobre a meningite
A meningite é uma inflamação das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. Pode ser causada por bactérias, vírus ou até mesmo fatores não infecciosos, como câncer ou traumatismos.

A forma bacteriana, mais grave e potencialmente fatal, costuma ser mais comum no outono e inverno. A vacina é essencial para prevenir complicações e proteger precocemente as crianças.

Compartilhe este artigo