Primeiro trem da Linha 6-Laranja do Metrô de SP é entregue com fabricação feita em Taubaté

Por Helen Camargo 25 Visualizações
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Divulgação

Taubaté teve papel de destaque em um marco importante para a mobilidade urbana da capital paulista. O primeiro trem da futura Linha 6-Laranja do Metrô de São Paulo foi oficialmente entregue na última quinta-feira (10), e a composição foi inteiramente fabricada na unidade da Alstom instalada na cidade, reforçando a relevância do município no setor ferroviário nacional.

A cerimônia de entrega contou com a presença de representantes da Alstom, autoridades públicas e da Linha Uni, concessionária responsável pela construção e futura operação do novo ramal.

O trem tem capacidade para até 2.044 passageiros e integra um lote de 22 composições que estão sendo produzidas para atender a linha, ainda em construção. Com estrutura de aço inoxidável, o modelo se destaca pela durabilidade, menor custo de manutenção e tecnologia de ponta, que inclui testes feitos com simulações em realidade virtual para garantir segurança, conforto e eficiência energética.

“Produzir esse primeiro trem em Taubaté é motivo de orgulho para a Alstom e para toda a região. Estamos falando de um projeto de grande impacto para a mobilidade urbana de São Paulo, e o fato de ele nascer aqui, no interior, mostra o potencial da indústria nacional”, destacou a empresa durante o evento.

A fábrica da Alstom em Taubaté é hoje uma das principais unidades da companhia no Brasil, com foco em projetos nacionais e internacionais de alta complexidade.

Linha das universidades

Com 15,3 km de extensão e 15 estações, a Linha 6-Laranja ligará a região da Brasilândia, na zona norte da capital, até a estação São Joaquim, no centro. Por conectar importantes instituições de ensino, o trajeto já é conhecido como a “linha das universidades”.

A expectativa é de que a linha transporte cerca de 630 mil passageiros por dia, reduzindo o tempo médio de deslocamento de 1h30 para aproximadamente 23 minutos.

A previsão de início da operação é para o segundo semestre de 2026, e até lá, a produção dos demais trens seguirá em andamento na planta de Taubaté.

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