Aproveitando o período de recesso escolar, a Faz Educação & Tecnologia de São José dos Camposacaba de lançar o Ensina GPT, um curso online que ensina professores da Educação Infantil e Fundamental a planejarem, criarem e organizarem suas rotinas escolares com o apoio do ChatGPT – mesmo sem familiaridade com tecnologia.
O curso oferece um conteúdo prático e direto ao ponto, com PDF interativo, quatro vídeos explicativos, plano de estudos e dicas do mascote Fabinho, criado com ajuda da IA. Pode ser acessado por notebook, tablet ou celular.
Desenvolvido por educadores, o Ensina GPT busca resolver dificuldades comuns da rotina docente, como o tempo excessivo gasto na preparação de aulas e a sobrecarga com relatórios e atividades administrativas. A proposta é mostrar que, com inteligência artificial, é possível criar conteúdos criativos, automatizar tarefas e planejar com mais agilidade – tudo sem depender de ferramentas pagas ou termos técnicos complicados.
“O curso é uma ferramenta ética, acessível e criativa. Foi pensado por quem vive a realidade da sala de aula e entende as dores do educador”, afirma Matheus Marcelo de Carvalho, pedagogo e analista de operações da Faz Educação.
Voltado para professores da Educação Básica, coordenadores pedagógicos e gestores escolares, o curso atende especialmente aqueles com pouca ou média familiaridade com recursos digitais. A trilha é dividida em seis etapas:
Explorar: o que é IA e como criar sua conta no ChatGPT.
Navegar: como usar prompts prontos e conversar com o ChatGPT.
Simplificar: automatização de relatórios, bilhetes e planejamentos.
Inovar: criação de jogos, histórias e dinâmicas pedagógicas.
Nutrir com ética: revisão, ajustes e uso responsável da IA.
Arquitetar: projetos escolares completos com apoio da IA.
O curso tem um valor promocional de R$ 57,00. Como bônus, o participante ainda recebe a Prompteca, uma biblioteca com mais de 50 comandos prontos para usar em planejamento, relatórios, bilhetes e atividades.
Mais que um curso, o Ensina GPT é um convite para transformar a prática pedagógica com autonomia, criatividade e equilíbrio entre inovação e propósito.