A travessia entre São Sebastião e Ilhabela, no Litoral Norte de São Paulo, ganhou reforço com a entrega de mais uma embarcação modernizada para transporte de passageiros e bicicletas. A lancha LS-03, com capacidade para 370 pessoas, passou por reforma completa e já está em operação. O investimento foi de R$ 4,7 milhões.
A modernização incluiu renovação dos sistemas elétrico, eletrônico e hidráulico, além de substituição de motores, geradores e equipamentos de segurança. Os trabalhos foram concluídos em pouco mais de cinco meses.
Desde 2023, o Governo de São Paulo já entregou 20 embarcações reformadas, sendo seis destinadas à travessia entre São Sebastião e Ilhabela. “Cada reforma representa um avanço significativo em segurança e conforto para os usuários. Os resultados são visíveis, e seguiremos com novas melhorias em todas as travessias litorâneas”, afirmou Natália Resende.
O canal entre São Sebastião e Ilhabela é um dos mais movimentados do estado, utilizado por moradores, trabalhadores e turistas. “Seguimos com esforços contínuos para reduzir o tempo de embarque e melhorar a experiência dos usuários”, acrescentou o subsecretário Denis Gerage Amorim.
Investimentos em infraestrutura e tecnologia
O programa estadual de modernização das travessias litorâneas já aplicou mais de R$ 200 milhões em melhorias desde 2023, incluindo a reforma de terminais e embarcações. Na travessia São Sebastião–Ilhabela, o terminal de passageiros foi renovado em maio, com investimento de R$ 969 mil. Em março, o ferry-boat FB-30 também foi reformado, ao custo de R$ 8,3 milhões.
Além das obras físicas, o governo implementa soluções tecnológicas como balanças para pesagem de caminhões e sistemas de gestão de tráfego. Essas medidas visam melhorar o controle operacional e a segurança nas travessias, com investimento mensal superior a R$ 800 mil.
PPP para travessias litorâneas
Como parte do plano de modernização, foi lançado o edital da Concorrência Internacional nº 05/2025, que prevê uma Parceria Público-Privada (PPP) para a concessão das travessias litorâneas. O projeto abrange 14 rotas e prevê investimentos privados de R$ 2 bilhões em frota elétrica, terminais modernos e novas tecnologias. A entrega das propostas está marcada para 13 de outubro de 2025.