Fotógrafo Ricardo Martins lança livro e documentário sobre o povo Yanomami e apoia construção de escola na aldeia

Por Helen Camargo
2 Leitura mínima
Divulgação

O fotógrafo e documentarista Ricardo Martins lança, no dia 10 de setembro, o livro Os Últimos Filhos da Floresta, que retrata de forma sensível e profunda o cotidiano do povo Yanomami, um dos maiores e mais isolados povos indígenas do Brasil e da Amazônia. O evento será realizado às 19h, no Teatro Colinas, em São José dos Campos, e contará com coquetel, sessão de autógrafos e exibição de um compilado de 20 minutos do documentário homônimo.

A obra nasceu de um projeto que levou mais de um ano e meio de negociações para ser concretizado. Com a mediação de Regiane, uma indígena que já viveu na aldeia, Ricardo foi recebido pelo líder Maciel na aldeia Hemare Pi Wei. A experiência incluiu dormir na mata, participar de rituais, acompanhar caçadas e vivenciar a rotina dos Yanomami.

O livro inclui QR codes que dão acesso a vídeos exclusivos com bastidores das fotos. Paralelamente, Ricardo produziu a série documental Yanomami, Os Últimos Filhos da Floresta, sua quinta produção audiovisual, que será lançada pela RM Produções e deve chegar em breve a plataformas de streaming.

Além do registro fotográfico e audiovisual, o projeto tem um compromisso social: parte da renda das vendas será destinada à construção de uma escola na aldeia Hemare Pi Wei, atendendo a um pedido das lideranças locais. A iniciativa busca preservar a cultura Yanomami e, ao mesmo tempo, proporcionar acesso à língua e ao conhecimento do “homem branco” como forma de proteção e autonomia para os jovens.

A verba também será complementada pela venda de obras FineArt, disponíveis no site do autor, e por uma campanha de arrecadação online. Os Últimos Filhos da Floresta estará à venda nas principais livrarias do país e no site www.ricardomartins.org.

Compartilhe este artigo