A Prefeitura de São José dos Campos intensificou a vacinação contra o HPV para adolescentes de 15 a 19 anos que ainda não se imunizaram. A ação segue recomendação do Ministério da Saúde, que incluiu o município entre os 30 do Estado de São Paulo com maior número de jovens não vacinados nessa faixa etária — mais de 28 mil, entre meninas e meninos.
O objetivo é alcançar quem perdeu a oportunidade de se vacinar na idade originalmente recomendada (9 a 14 anos), ampliando a cobertura vacinal e prevenindo complicações graves causadas pelo vírus, como o câncer de colo do útero.
Aplicado em dose única, o imunizante é seguro, eficaz e protege contra quatro tipos de HPV: 6, 11, 16 e 18.
Locais de vacinação
Em São José dos Campos, a aplicação está disponível em todas as 40 UBSs Resolve e nas 5 Unidades Avançadas. O atendimento se encerra uma hora antes do fechamento da unidade. Endereços, horários e telefones podem ser consultados no site da Prefeitura.
Os moradores podem se vacinar em qualquer UBS, independentemente da unidade de referência. Para facilitar o acesso, a Prefeitura oferece o serviço digital Vacina Rápida, que indica, em tempo real, as 20 unidades com menor tempo de espera e melhor localização para o munícipe.
Busca ativa
Agentes Comunitários de Saúde estão realizando visitas domiciliares para identificar adolescentes não vacinados, que também receberão mensagens pelo WhatsApp com orientações. A verificação das carteiras de vacinação nas escolas será intensificada, com apoio das redes municipal e estadual de ensino.
A expectativa da Prefeitura é de que, com o apoio das famílias e da comunidade escolar, seja possível ampliar a cobertura vacinal e garantir mais saúde e qualidade de vida para os jovens da cidade.