Jacareí registrou uma redução de aproximadamente 35% nas constatações de perturbação de sossego no primeiro semestre deste ano, em comparação com o mesmo período de 2024. Os dados, divulgados pela Secretaria de Segurança e Defesa do Cidadão, também apontam queda nas autuações.
Entre janeiro e junho de 2025, equipes da Guarda Civil Municipal (GCM) confirmaram 157 ocorrências. No mesmo período do ano passado, foram 244 registros. A constatação ocorre quando os agentes chegam ao endereço da denúncia e verificam que a situação se enquadra na Lei Municipal 5.811/2013, que trata de ruídos e sons excessivos.
As autuações — aplicadas quando o infrator persiste na conduta mesmo após orientação — também diminuíram: foram 30 neste ano, contra 52 no primeiro semestre de 2024.
Segundo o secretário de Segurança e Defesa do Cidadão, Rafael Julio, o resultado reflete a atuação estratégica da GCM.
“Nossos agentes têm sido capacitados e se esforçam diariamente para agir com rapidez, diálogo e respeito aos direitos de todos”, afirmou.
A perturbação de sossego inclui situações como algazarra, abuso de instrumentos sonoros e barulho causado por animais de estimação. Em casos assim, a população pode acionar a GCM pelo telefone 153 ou a Polícia Militar pelo 190.