Taubaté foi premiada na categoria “Evolução do Indicador de Perdas na Distribuição” após reduzir em 12,8 pontos percentuais o índice de perdas de água entre os Rankings de Saneamento 2024 e 2025, segundo a Sabesp.
O resultado, reconhecido em cerimônia realizada na sede da Fundação Getulio Vargas (FGV), em São Paulo, é atribuído a investimentos em tecnologia, modernização das redes, controle de pressão e combate a vazamentos, além do trabalho integrado das equipes técnicas.
“A redução de perdas é uma prioridade estratégica da Sabesp. Os avanços obtidos em Taubaté mostram que é possível aliar gestão eficiente, inovação e compromisso ambiental para garantir mais água tratada chegando às casas das pessoas”, afirmou Gabriela Clé de Azeredo, gerente regional da Companhia no Vale do Paraíba.
O novo Ranking Nacional de Saneamento, divulgado pelo Instituto Trata Brasil, também aponta a evolução da cidade, que subiu nove posições e agora ocupa o 17º lugar, com cobertura de água e esgoto acima de 94% e índice de tratamento de esgoto próximo a 93%.
São José dos Campos, também atendida pela Sabesp, avançou sete posições e chegou ao 27º lugar, destacando-se pela eficiência operacional. Para a Sabesp, o desempenho das duas cidades confirma que investimento contínuo e gestão qualificada são essenciais para garantir serviços de qualidade e promover saúde, meio ambiente e desenvolvimento sustentável.