A Prefeitura de São José dos Campos iniciou a instalação de Ecopontos na cidade, estruturas que podem ser fixas, móveis ou subterrâneas, destinadas ao armazenamento temporário de resíduos sólidos descartados pela população.
O recolhimento será integrado aos serviços de coleta regular e coleta seletiva, garantindo maior eficiência na gestão dos resíduos. Os Ecopontos serão instalados em áreas urbanas e rurais, com contentores específicos: marrom e azul para resíduos orgânicos e recicláveis e verde para vidro. As comunidades Santa Cruz 2 e 3, na região central, já receberam os novos equipamentos e tiveram os locais requalificados.
Segundo a Prefeitura, a iniciativa busca melhorar a limpeza urbana e padronizar a estética da cidade, oferecendo um ponto único para descarte correto de resíduos. A medida ajuda a evitar derramamentos em vias públicas, contato com animais e vetores de doenças, mau odor e facilita a coleta.
Cada Ecoponto contará com um totem explicativo e dois contentores metálicos de 1,6 m³: um para coleta regular (resíduos orgânicos e rejeitos) e outro para coleta seletiva (materiais recicláveis). Haverá ainda Ecopontos específicos para vidros, inicialmente instalados em áreas com grande concentração de bares e restaurantes e nos 15 Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) já existentes.
A ação, conduzida pela Urbam, responsável pela coleta seletiva na cidade, busca incentivar a logística reversa e reforçar a adesão de São José dos Campos à economia circular, prolongando o ciclo de vida dos produtos por meio da reutilização, reparação, renovação e reciclagem, especialmente no caso do vidro.