A companhia aérea LATAM, fruto da fusão entre LAN e TAM, anunciou a aquisição de até 74 aviões comerciais da Embraer, em um dos maiores negócios recentes da aviação brasileira. O contrato inclui 24 pedidos firmes do modelo E195-E2 – o maior da família E2, com capacidade para até 146 passageiros – orçados em US$ 2,1 bilhões.
Além das encomendas já confirmadas, o acordo prevê a opção de compra de mais 50 aeronaves, que poderão ser produzidas de acordo com a demanda. As primeiras entregas estão programadas para o segundo semestre de 2026. As novas aeronaves poderão ser operadas tanto pela LATAM Brasil quanto por companhias afiliadas do grupo.
Segundo Jerome Cadier, CEO da LATAM, a aquisição faz parte da estratégia de fortalecer as operações regionais e domésticas. “Com uma frota ainda mais versátil em alcance e capacidade, vamos conectar nosso imenso país de dimensões continentais com ainda mais eficiência e sustentabilidade”, afirmou em publicação no LinkedIn.
Esta é a segunda venda bilionária da Embraer em setembro. No início do mês, a companhia aérea norte-americana Avelo Airlines anunciou a compra de até 100 jatos E195-E2, em um contrato estimado em US$ 4,4 bilhões, com entregas previstas para 2027.
Com a nova negociação, a Embraer reforça sua posição no mercado global de aviação regional e amplia a presença de sua mais avançada linha de jatos comerciais.