Festipoema 2025 bate recorde de inscrições e reforça alcance internacional da poesia em Pindamonhangaba

Por Helen Camargo
3 Leitura mínima
Divulgação

O 19º Festipoema – Festival de Poemas de Pindamonhangaba divulgou os poemas selecionados para as apresentações que acontecem nos dias 18 e 19 de outubro, no Teatro Galpão. Promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, em parceria com a Academia Pindamonhangabense de Letras (APL), o evento alcançou números históricos em 2025, com 1.242 inscrições vindas dos 26 estados brasileiros, do Distrito Federal e de cidades internacionais como Provins (França), Santarém, Porto e Loulé (Portugal), Lubango (Angola) e Berlim (Alemanha).

Os poemas foram avaliados por um júri especializado, formado por membros da APL e artistas cênicos, que analisaram critérios como originalidade, coerência, elegância e fidelidade à forma poética escolhida.

Entre os destaques da Categoria Adulto – Troféu Baltazar de Godoy Moreira, estão autores de Curitiba (PR), Belém (PA), São Paulo (SP), Rio das Ostras (RJ) e Natal (RN).


Na Categoria Acadêmico – Troféu Alberto Marcondes Santiago, os selecionados representam Taubaté e Aparecida.
Já a Categoria Juvenil – Troféu Juó Bananéri reúne jovens talentos de Pindamonhangaba, São Paulo, Rio de Janeiro, Maranhão e Distrito Federal.
Por fim, a Categoria Infantil – Troféu Bertha Celeste Homem de Mello destaca crianças de Pindamonhangaba, São Paulo e Paraná.

A lista completa dos selecionados pode ser conferida no site oficial do evento:
👉 pindamonhangaba.sp.gov.br/festipoema

A presidente da APL, Rhosana Dalle, celebrou o sucesso do festival.

“O Festipoema é mais do que um festival: é um movimento de incentivo à poesia, que valoriza escritores, intérpretes e leitores de todas as idades. É emocionante ver Pindamonhangaba no centro dessa troca literária tão rica e diversa”, afirmou.

A secretária de Cultura e Turismo, Rebeca Guaragna, destacou o alcance internacional da iniciativa.

“É motivo de muito orgulho ver o Festipoema reunir vozes de todo o Brasil e também de países como França, Portugal, Angola e Alemanha. Esse alcance reforça a poesia como linguagem universal e consolida Pindamonhangaba como referência cultural”, completou.

O festival contará com duas eliminatórias e, no domingo (19), acontece a premiação dos vencedores de todas as categorias, incluindo a de intérprete, que é de categoria única.

Compartilhe este artigo