A concessionária RioSP vai construir uma via exclusiva de 134 quilômetros voltada a romeiros e ciclistas que seguem rumo ao Santuário Nacional de Aparecida. O trajeto será paralelo à Rodovia Presidente Dutra e terá entre 3 e 7 metros de largura, oferecendo mais segurança aos fiéis que hoje utilizam o acostamento da estrada.
O projeto técnico já foi encaminhado à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e recebeu prioridade na análise. A expectativa é que as obras comecem em 2026, junto à ampliação da capacidade da Dutra.
A nova rota deve ligar Arujá, na Grande São Paulo, ao Santuário de Aparecida, passando por Jacareí, São José dos Campos, Caçapava, Taubaté, Pindamonhangaba e Roseira. Em alguns trechos, serão necessárias adaptações e alteamentos, e nas áreas urbanas, parte do trajeto poderá utilizar vias marginais locais.
O plano prevê ainda que os pontos de apoio aos peregrinos sejam transferidos para a nova via. O investimento será custeado pela concessionária, com necessidade de reequilíbrio econômico-financeiro do contrato de concessão.