O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), em São José dos Campos (SP), será sede do 11º Encontro do Grupo de Trabalho de Astronomia do BRICS, que acontece até 17 de outubro. O evento reunirá especialistas para debater avanços em astronomia, tecnologia, educação científica e cooperação internacional entre os países do bloco.
Participam pesquisadores, divulgadores científicos, educadores e formuladores de políticas públicas dos países que integram o BRICS — aliança que inclui Brasil, China, Índia, Rússia e África do Sul, entre outros.
A programação inclui palestras, sessões de treinamento e discussões sobre missões espaciais de observação solar, como o Galileo Solar Space Telescope (Brasil), o Aditya-L1 (Índia) e o Chinese Solar Polar Orbit Observatory (China). Também serão apresentadas as ações do Laboratório Conjunto China-Brasil para Clima Espacial.
Com o tema “Transientes Multimensageiros e Multicomprimento de Onda”, o encontro é promovido pelo Inpe em parceria com instituições como o Laboratório Nacional de Astrofísica, o Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas, o Observatório Nacional e a Univap.
Segundo o Inpe, sediar o evento “reforça o papel do Brasil no cenário internacional ao reunir cientistas e instituições para discutir cooperação em ciência, tecnologia e inovação na área de astronomia.”