Comércio do Vale do Paraíba deve abrir cerca de 3 mil vagas temporárias para o fim de ano

O setor do comércio no Vale do Paraíba deve gerar cerca de 3 mil vagas temporárias neste fim de ano, impulsionado pelo aumento nas vendas de Natal e Réveillon. A estimativa é do Sindicato Varejista de Taubaté e Região (Sincovat), divulgada nesta semana.

De acordo com o levantamento, serão 2.950 contratações com carteira assinada (CLT) nas próximas semanas. As oportunidades se concentram principalmente em lojas de roupas, calçados, tecidos e supermercados, com vagas para vendedores, caixas, repositores, empacotadores e seguranças.

O presidente do Sincovat e vice-presidente da FecomercioSP, Dan Guinsburg, avalia que o cenário é favorável ao comércio regional, mas destaca um desafio para os lojistas: a escassez de mão de obra disponível.

“Houve uma diminuição no número de pessoas interessadas em trabalhar no varejo, devido às intensas demandas do setor. Tendo esse fenômeno em vista, os comerciantes já vêm retendo os empregados desde a metade do ano”, afirmou Guinsburg.

Além de movimentar o mercado, as vagas temporárias também podem se transformar em oportunidades permanentes. Historicamente, cerca de 20% dos trabalhadores temporários são efetivados após o período de festas, mas a projeção para este ano é mais otimista: o Sincovat estima que 35% deverão ser contratados de forma definitiva.

Os interessados nas vagas devem ficar atentos aos anúncios nas vitrines das lojas, redes sociais e também aos Postos de Atendimento ao Trabalhador (PATs) das cidades da região, onde parte das oportunidades são registradas pelos comerciantes.

Veja também