A Universidade do Vale do Paraíba (Univap) vai sediar, nos dias 27 e 28 de outubro de 2025, o 1º Seminário “Pesquisa e Preservação do Patrimônio Arqueológico no Vale do Paraíba”.
O evento tem como objetivo divulgar a relevância dos achados arqueológicos da região e incentivar a produção científica e o debate sobre a conservação desse patrimônio histórico.
O seminário será realizado no Campus Urbanova, Bloco 3, Sala 7, sempre a partir das 19h, com entrada gratuita e aberta ao público.
Com uma das maiores concentrações de sítios arqueológicos do estado, o Vale do Paraíba reúne atualmente 86 áreas registradas ao longo do rio Paraíba do Sul e 109 no Litoral Norte.
As descobertas mais antigas datam de 1908, em Aparecida, e incluem vestígios humanos com cerca de 10 mil anos, encontrados em São José dos Campos, além de 40 urnas funerárias descobertas em Caçapava.
De acordo com os organizadores, a crescente identificação de novos sítios — resultado dos estudos arqueológicos preventivos exigidos em grandes obras — reforça a necessidade de um levantamento sistemático e da criação de uma Reserva Técnica regional para garantir a preservação desse acervo.
A programação começa na segunda-feira (27), com a palestra “O Patrimônio Arqueológico do Vale do Paraíba e Litoral Norte”, ministrada pelo professor doutor Plácido Cali.
Na terça-feira (28), a professora doutora Letícia Cristina Correa apresenta “Pesquisas Arqueológicas no Vale do Paraíba: Avanços e Perspectivas Futuras”.
Os idealizadores ressaltam que o seminário é uma oportunidade para envolver a comunidade acadêmica e a população na reflexão sobre a preservação dos vestígios que contam a história milenar da região.























