Tema do Enem 2025 destaca envelhecimento da população e combate ao etarismo

Por Helen Camargo
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O tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 — “Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira” — trouxe à discussão questões atuais, como violações de direitos e etarismo, o preconceito contra pessoas em razão da idade. A escolha foi elogiada por professores, que destacaram a relevância do assunto diante das transformações demográficas do país.

De acordo com a professora de redação Bárbara Soares, que atua em Brasília, o tema reflete uma preocupação social crescente. “O Enem coloca uma lupa sobre um problema que está relacionado a grupos mais vulneráveis e a violações de premissas constitucionais”, afirmou.

Ela também destacou que os candidatos puderam relacionar o tema a desvios de recursos da previdência, à necessidade de políticas públicas voltadas aos idosos e à proteção de seus direitos. “Há uma grande preocupação em como proteger essas pessoas”, completou.

A professora lembrou ainda que o Enem tem abordado temas sociais de forma recorrente — como o trabalho de cuidado de mulheres, debatido na prova de dois anos atrás. “Precisamos pensar em uma política nacional de cuidado de maneira estruturante. Acho que é exatamente isso que o Enem espera dos alunos”, avaliou.

O professor Thiago Braga, do Rio de Janeiro, reforçou a atualidade da proposta. Ele destacou que, segundo projeções, quase 40% da população brasileira será idosa em 2070, o que exige novas formas de pensar políticas públicas e relações sociais.

“É uma discussão interdisciplinar, já presente nas escolas. Todos sabem que a pirâmide etária brasileira está passando por uma transformação importante”, observou.

Braga acrescentou que o Estatuto da Pessoa Idosa, em vigor desde 2003, é uma referência essencial para os estudantes desenvolverem o tema. “Os textos motivadores certamente ajudaram a direcionar a reflexão sobre o envelhecimento com dignidade e o combate ao preconceito”, concluiu.

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