Implosão do antigo Hotel Urupema será neste domingo em São José dos Campos

Por Helen Camargo
2 Leitura mínima
Divulgação / Redes Sociais

A implosão do antigo Hotel Urupema, localizado na avenida Nove de Julho, no bairro Jardim Apolo, região central de São José dos Campos, está confirmada para o próximo domingo (16), às 10h. O anúncio foi feito pela Engemak Construtora, empresa responsável pelo prédio.

Apesar de o processo durar apenas alguns segundos, os moradores da área próxima precisarão deixar suas casas temporariamente por questões de segurança. A Defesa Civil coordenará o isolamento e o retorno dos moradores, previsto para ocorrer a partir das 10h30.

Orientações aos moradores

A evacuação deverá ser feita até, no máximo, às 9h de domingo. Os moradores serão direcionados a uma área de isolamento, definida pelas autoridades municipais.

Durante a operação, serão emitidos quatro alertas sonoros para informar a população sobre o andamento da implosão:

  • 9h: sinal para início da desocupação;

  • 9h30: aviso de que faltam 30 minutos para a implosão;

  • 9h55: toque de atenção, indicando 5 minutos restantes;

  • 9h59: contagem regressiva final para a detonação.

A construtora recomenda que todos fechem janelas e varandas, retirem animais de estimação para locais seguros e não estacionem veículos nas ruas bloqueadas.

Execução técnica

A implosão será conduzida pelo engenheiro de minas Manoel Jorge Diniz Dias, conhecido como Manezinho, considerado um dos maiores especialistas do país nesse tipo de operação. Ele já foi responsável por demolições emblemáticas, como a do Complexo Penitenciário do Carandiru, em São Paulo.

Manezinho também liderou, em agosto de 2024, a implosão de uma estrutura abandonada na avenida Tubarão, no bairro Jardim Aquarius, também em São José dos Campos.

A operação do próximo domingo marca mais um passo no processo de reurbanização da área central da cidade, com a demolição de um dos prédios mais tradicionais do município.

Compartilhe este artigo