Em atenção ao Dia Mundial da Pneumonia, celebrado nesta quarta-feira (12), a Prefeitura de Jacareí alerta a população sobre a importância da prevenção e conscientização em relação à doença, considerada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) a principal causa infecciosa de morte em crianças. A imunização, aliada a uma boa nutrição e à redução de fatores ambientais, é a principal forma de prevenção.
Para ampliar o acesso da população, a vacinação contra a pneumonia pode ser feita em horário estendido em quatro Unidades Municipais de Saúde da Família (UMSFs) — das 8h às 19h, com entrega de senhas até as 18h (confira os endereços abaixo).
A doença
A pneumonia é uma infecção aguda que atinge os pulmões, podendo ser causada por bactérias, vírus, fungos ou pela inalação de substâncias tóxicas. A transmissão ocorre pelo ar, saliva, secreções, transfusões de sangue ou mudanças bruscas de temperatura.
Entre os principais sintomas estão tosse com muco, febre, dor no peito e falta de ar. O fumo e o consumo excessivo de álcool são fatores de risco, pois reduzem a imunidade e comprometem a defesa do sistema respiratório.
Vacinação
Pelo Sistema Único de Saúde (SUS), a vacina Pneumo-10 (PCV10) é aplicada em três doses: aos 2 meses, 4 meses e 12 meses de idade (reforço).
Outras vacinas também ajudam na prevenção de complicações, como a Influenza — já que a pneumonia pode surgir após a gripe — e a vacina contra a Covid-19, que previne casos de pneumonia viral.
As doses estão disponíveis em todas as UMSFs do município, com horário ampliado nas seguintes unidades:
Cidade Salvador – Rua Cruzeiro, 365
Jardim das Indústrias – Rua Anésia Ruston, 507
Parque Santo Antônio – Praça Luiz Sipulio Filho, s/nº
Santa Cruz dos Lázaros – Av. Maria Augusta Fagundes Gomes, 1055
Nas demais unidades, o atendimento para vacinação ocorre das 8h às 16h.
“Sabemos que a rotina do dia a dia muitas vezes impede as pessoas de irem até uma unidade de saúde. Com os horários ampliados, queremos facilitar o acesso à vacinação e aos cuidados preventivos. A pneumonia é uma doença séria e a melhor forma de se proteger é agindo com antecedência”, destacou a secretária de Saúde, Aguida Fernandes.
Outras medidas preventivas
Além da vacinação, a prevenção contra a pneumonia inclui hábitos simples, como lavar as mãos com frequência, usar álcool em gel, manter uma alimentação saudável, evitar aglomerações e locais fechados, e fortalecer a imunidade com boa qualidade de sono e prática de atividades físicas.






















