A Prefeitura de Jacareí, por meio da Secretaria de Saúde, está promovendo uma série de ações de conscientização dentro da campanha “Novembro Azul”, voltada ao cuidado com a saúde do homem. As atividades acontecem em todas as Unidades Municipais de Saúde da Família (UMSFs) e terão um “Dia D” especial no dia 29 de novembro.
Durante todo o mês, a iniciativa busca ampliar o atendimento e reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce, não apenas do câncer de próstata, mas também de outras doenças que afetam a população masculina, como doenças cardiovasculares, endócrinas, metabólicas, neoplasias e causas externas, como violência e acidentes de trânsito.
Dia D da Saúde do Homem
O “Dia D” contará com um circuito de ações em cinco unidades de saúde:
Santa Cruz dos Lázaros – Av. Maria Augusta Fagundes Gomes, 1055
Cidade Salvador – Rua Cruzeiro, 361
Parque Santo Antônio – Praça Luiz Sipulio Filho, s/nº
Jardim das Indústrias – Rua Anésia Ruston, 507
UMSF Central – Av. Senador Joaquim Miguel Martins de Siqueira, 75
As atividades são destinadas a homens a partir de 18 anos, com foco especial na busca ativa de pacientes acima de 40 anos, faltosos em consultas e portadores de doenças crônicas como hipertensão e diabetes.
O circuito incluirá:
Avaliação de peso, altura, IMC, glicemia e pressão arterial;
Rastreamento de câncer bucal e orientações sobre saúde bucal;
Atualização da carteira de vacinação, com aplicação de vacinas como Dupla Adulto, Hepatite, Influenza, Tríplice Viral, HPV e Covid-19;
Consultas de enfermagem e testes rápidos para HIV, Sífilis e Hepatites B e C;
Para homens a partir de 50 anos, exame PSA (Antígeno Específico da Próstata).
Ações educativas
Além das atividades clínicas, todas as UMSFs promoverão rodas de conversa e orientações sobre temas como prevenção de doenças crônicas, combate ao tabagismo e ao álcool, acidentes de trânsito, violência doméstica e intrafamiliar, saúde mental e saúde do trabalhador.
Prevenção é essencial
A Secretaria de Saúde reforça que o câncer de próstata, em seus estágios iniciais, não apresenta sintomas, o que torna fundamental a realização de consultas e exames periódicos. Quando presentes, os sinais podem incluir dificuldade para urinar, sangue na urina e aumento da frequência urinária.
Os fatores de risco aumentam com a idade, histórico familiar, sobrepeso e obesidade.
“Nosso foco é incentivar o homem a cuidar mais da própria saúde, quebrando tabus e promovendo o acesso à informação e ao atendimento preventivo”, destacou a Secretaria de Saúde de Jacareí.




















