Ilhabela realiza 18ª Semana da Consciência Negra com shows, oficinas e manifestações culturais

Por Helen Camargo
2 Leitura mínima
PMI

A Prefeitura de Ilhabela promove, de quinta (20/11) a domingo (23/11), a 18ª edição da Semana da Consciência Negra, intitulada “Festa de uma Raça”. A programação reúne shows, oficinas, rodas de conversa e manifestações populares em diversos pontos da cidade. Entre as atrações confirmadas estão apresentações dos grupos Originais do Samba e Negritude Júnior.

Neste ano, o evento será concentrado no Centro Cultural da Vila, que receberá as principais atividades do fim de semana. Segundo a administração municipal, a mudança busca ampliar a participação popular e fortalecer a visibilidade da celebração. “O fortalecimento da Semana da Consciência Negra é um compromisso da nossa gestão com a valorização da cultura afro-brasileira e com a luta por igualdade racial”, afirmou o prefeito Toninho Colucci.

A abertura, na quinta (20/11), terá show do Negritude Júnior e a Missa Inculturada Afro, celebração que une fé e ancestralidade em homenagem a santos negros, como São Benedito e Nossa Senhora Aparecida.

No sábado (22/11), os Originais do Samba sobem ao palco. A programação musical inclui ainda artistas locais, como DJ Kost, DJ Kwest, DJ Negrito, MC Murão, Nico e Banda, Grupo Firma o Ponto, Orim Orum e Caixa Alta.

Além dos shows, o Centro Cultural receberá, nos dias 21 e 22, oficinas de trança afro, atabaque, dança afro, adereços com pedrarias e plumagens, ervas sagradas e artesanato. Também serão realizadas rodas de conversa sobre ancestralidade, autodeclaração, aquilombamento e educação antirracista.

Os três primeiros dias do evento contam com exposições de artesanatos afro produzidos por alunos da APAE, atendidos do CAPS 1 e pelo artesão Vinicius Reis, além de uma mostra fotográfica assinada por Felipe Samurai.

O encerramento ocorre no domingo (23/11), na quadra da Escola Cívico-Militar Julio Cezar Cardial de Tullio, em parceria com o coletivo Na Subida do Morro é Diferente. A programação inclui feijoada comunitária, capoeira, maracatu, samba de roda rural, boi encantado, atividades infantis, slam de poesia e o tradicional Baile Charme.

Compartilhe este artigo