São Paulo amplia rede de sirenes de alerta e instala novos equipamentos no Vale do Paraíba

Como parte da preparação para a Operação Chuvas 2026, o Governo do Estado de São Paulo vai ampliar o sistema de sirenes de alerta e incluir municípios do Vale do Paraíba na expansão. São Luiz do Paraitinga e Campos do Jordão estão entre as cidades que receberão novos dispositivos, considerados estratégicos para orientar a população sobre riscos de deslizamentos, enchentes e outros eventos climáticos extremos.

De acordo com a Defesa Civil Estadual, foram assinados cinco convênios para a instalação de nove novas sirenes de alerta remoto. Os equipamentos serão distribuídos entre Capivari, Ferraz de Vasconcelos, Francisco Morato, São Luiz do Paraitinga, Campo Limpo Paulista, Monteiro Lobato, Registro, Campos do Jordão e Santos.

As sirenes poderão ser acionadas remotamente sempre que houver necessidade de evacuação imediata de moradores em áreas de risco. Após o disparo do alerta, equipes da Defesa Civil atuam na orientação e remoção da população para abrigos emergenciais, em ações que priorizam a preservação de vidas.

Atualmente, o Estado conta com três sirenes instaladas em Franco da Rocha, São Sebastião e Guarujá. Com as novas unidades, São Paulo passa a operar com 12 sirenes distribuídas em pontos estratégicos. O investimento previsto para a expansão é de pouco mais de R$ 3 milhões.

Veja também