Taubaté alcançou a sétima posição no ranking nacional de perdas de água na distribuição, divulgado pelo Instituto Trata Brasil no final de novembro. O município também aparece entre os cinco primeiros colocados com padrões de excelência no indicador, segundo dados do Sistema Nacional de Informações em Saneamento Básico (Sinisa), ano-base 2023, que reúne os 100 municípios mais populosos do país.
O estudo mostra que Taubaté reduziu de forma significativa o índice de perdas, passando de 29,6% no levantamento divulgado em 2024 para 16,8% na edição deste ano. Apenas 21 municípios avaliados possuem níveis inferiores a 25%, faixa considerada adequada e que coloca Taubaté entre as cidades de referência no país.
De acordo com o estudo Perdas de Água 2025: Desafios na eficiência do saneamento básico do Brasil, as perdas podem ocorrer por diversos fatores, como vazamentos, erros de medição e consumos não autorizados.
O desempenho do município rendeu reconhecimento nacional. Taubaté foi homenageada no 9º Prêmio Casos de Sucesso em Saneamento Básico, promovido pelo Instituto Trata Brasil em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV). A cidade recebeu destaque na categoria “Destaques na Evolução do Indicador de Perdas na Distribuição”, por estar entre as que mais reduziram desperdícios no abastecimento de água no país. Nove municípios foram premiados na edição deste ano.
Segundo a Prefeitura e a Sabesp, os investimentos e ações contínuas de combate às perdas têm garantido melhorias na eficiência operacional e fortalecido o sistema de abastecimento local.
Criado em 2007, o Instituto Trata Brasil é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) que atua pela universalização do acesso à água tratada, coleta e tratamento de esgoto, além de iniciativas que contribuam para a redução das perdas no país.









