O arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes, se encontrou pela primeira vez com o papa Leão XIV na manhã da quarta-feira (10), durante a Audiência Geral realizada na Praça São Pedro, no Vaticano. O encontro, considerado histórico pelo Santuário Nacional, ocorreu ao final da cerimônia, quando os dois religiosos ficaram frente a frente e trocaram cumprimentos.
Segundo o Santuário de Aparecida, o momento representou um gesto simbólico de aproximação entre a Igreja no Brasil e o atual pontificado. Dom Orlando está em Roma participando de atividades religiosas e encontros missionários e demonstrou satisfação ao ser recebido pelo papa.
Além do breve contato desta quarta-feira, uma nova reunião está marcada para sábado (13). Dessa vez, o papa Leão XIV deve receber Dom Orlando e missionários de Aparecida em audiência privada, com espaço para um diálogo mais profundo sobre temas pastorais e ações evangelizadoras.
A expectativa é de que o encontro reforce a relação entre o Vaticano e o Santuário Nacional, o maior centro de peregrinação católica das Américas e um dos mais importantes do mundo.









