O Santuário Nacional de Aparecida recebe, a partir desta sexta-feira (6), a 18ª Romaria Nacional do Terço dos Homens, considerada a maior peregrinação realizada na Basílica. A programação segue até domingo (8) e reúne milhares de fiéis de diversas regiões do país para momentos de oração, celebrações religiosas, procissão e ações solidárias. Em 2025, o evento contou com a participação de cerca de 90 mil homens.
As atividades têm início na sexta-feira (6), com a acolhida dos grupos no Altar Central, às 18h30, seguida da Missa de Abertura, às 19h30. Às 20h45, os romeiros participam da Procissão Luminosa, com saída em frente à imagem de Nossa Senhora de Fátima, na Fachada Norte, e encerramento na Tribuna Bento XVI. A programação da noite se estende com a vigília na Capela do Santíssimo, a partir das 23h.
No sábado (7), a acolhida dos peregrinos acontece às 6h, na Tribuna Dom Aloísio Lorscheider, seguida da Missa Solene, às 7h30. No período da tarde, às 13h15, ocorre a recepção dos grupos do Terço dos Homens no Altar Central, antecedendo o Terço Solene e a Consagração a Nossa Senhora Aparecida, às 14h. O dia se encerra com o show “Canções de Amor e Fé”, às 20h30, também na Tribuna Dom Aloísio Lorscheider.
A programação do domingo (8) começa às 6h45, com a atividade “Escola de Maria”, no Altar Central. Às 8h, será celebrada a Missa de Envio, que marca o encerramento oficial da romaria e a preparação espiritual para a próxima edição, prevista para 2027. Às 18h, a Missa de Encerramento, no Altar Central, reunirá os fiéis em um último momento de oração e agradecimento.
A Romaria Nacional do Terço dos Homens reforça a devoção mariana e o papel dos grupos masculinos na vivência da fé católica, consolidando Aparecida como um dos principais destinos de peregrinação religiosa do país.








