Anvisa proíbe venda de suplementos clandestinos e determina apreensão de produtos

Por Helen Camargo
2 Leitura mínima
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a fabricação, comercialização, distribuição, importação, propaganda e uso de suplementos alimentares produzidos de forma clandestina, irregular ou de origem desconhecida. A decisão foi publicada após ações de fiscalização que identificaram riscos à saúde.

Entre os itens alvo da medida estão produtos da Verde Flora Produtos Naturais Ltda., que devem ser apreendidos em todo o país. Foram interditados:

  • Cúrcuma Cápsulas 500mg

  • Chá Verde (extrato seco de Camellia sinensis)

  • Centella Asiática

A empresa já havia sido alvo de operação em agosto, quando um galpão utilizado para produção irregular foi fechado em Itapemirim (ES). Os suplementos eram fabricados sem registro, notificação ou cadastro na Anvisa.

Além disso, a agência também suspendeu a venda de creatina e whey protein de origem desconhecida, após ação conjunta da Vigilância em Saúde de Americana (SP) e da Polícia Civil paulista. Os produtos proibidos são:

  • Creatine Powder 100% Pure (embalagem de 1 kg)

  • Muscle Supp Suplementos – Whey Gourmet (embalagem de 900 g)

  • Nitro Way 3W (embalagem de 1,8 kg)

Segundo a Anvisa, os rótulos apresentavam informações falsas, indicando empresas que não fabricaram os produtos, o que configura falsificação e produção clandestina. A recomendação é que consumidores não utilizem os suplementos e denunciem pontos de venda às autoridades sanitárias.

Compartilhe este artigo