O Hospital Municipal Dr. José de Carvalho Florence, gerido pela SPDM (Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina), faz um apelo às mães que estão amamentando: o banco de leite humano da unidade está com o número de doadoras 50% abaixo do ideal.
Único da cidade, o banco de leite abastece as UTIs neonatais de São José dos Campos, tanto públicas quanto privadas, atendendo mais de 100 bebês internados por mês. A produção mensal média é de 90 litros, mas a queda no número de doadoras tem acendido um sinal de alerta.
“Em épocas como férias escolares ou festas de fim de ano, o número de doadoras costuma oscilar. Neste momento, tivemos uma redução significativa, e precisamos de mais mães com leite excedente para manter o atendimento”, explica Helen Faria, enfermeira responsável técnica pelo serviço.
Atualmente, 75 mães estão cadastradas como doadoras, 20 a menos do que no mês anterior. Para doar, a mulher precisa estar amamentando, ter leite excedente e passar por exames laboratoriais para comprovar que está apta a doar.
O processo é simples e seguro. A mãe entra em contato com o banco de leite pelo telefone (12) 3901-3507. Após o cadastro, uma equipe realiza uma visita domiciliar para coleta de sangue e entrega dos materiais necessários (potes, toucas e máscaras). O leite é recolhido em casa semanalmente.
Além da coleta, o banco de leite realiza ações de incentivo ao aleitamento materno e garante que todo o leite doado passe por rigoroso controle de qualidade. O leite materno é essencial para o desenvolvimento e imunidade dos recém-nascidos, especialmente os prematuros.
O atendimento é de segunda a sexta, das 8h às 17h, no Ambulatório da Mulher, dentro do Hospital Municipal, localizado na Rua Saigiro Nakamura, 800, Vila Industrial.
Interessadas podem ligar para (12) 3901-3507.