Banco de Leite Humano de Caraguatatuba com estoque reduzido e apelo por novas doadoras

Por Helen Camargo 48 Visualizações
3 Leitura mínima

Foto: PMC

O Banco de Leite Humano de Caraguatatuba enfrenta atualmente um estoque reduzido de leite, com a diminuição do número de mães disponíveis para doação, especialmente nesta época do ano. De acordo com a prefeitura, o banco tem coletado em média 10 litros de leite cru por mês, mas distribui apenas 3,4 litros de leite pasteurizado, número abaixo da necessidade ideal para abastecer a Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTI Neonatal) da Casa de Saúde Stella Maris, que atende as quatro cidades do Litoral Norte de São Paulo.

A nutricionista Lilian Gleicy Erlich, responsável técnica pelo banco, reforça a importância do leite materno, especialmente para os bebês prematuros. Ela destaca que o leite materno é o alimento mais completo, ajudando no crescimento e desenvolvimento, além de reduzir riscos de diarreia e alergias, promovendo ganho de peso e contribuindo para uma internação mais rápida. “Se amamentar é um ato de amor, doar leite materno é um ato de amor ainda maior”, afirma Lilian.

O Banco de Leite Humano de Caraguatatuba é credenciado pela Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano – Fiocruz e tem como missão promover o aleitamento materno como uma política pública. Para facilitar o processo, a equipe do banco realiza a coleta do leite nas residências das doadoras uma vez por semana.

Como Doar

  • Quem pode doar: Mães amamentando exclusivamente, com excesso de leite, clinicamente saudáveis e residentes em Caraguatatuba.
  • Onde doar: O Banco de Leite Humano está localizado no Centro de Atendimento Materno Infantil (CEAMI), dentro do Centro de Referência da Mulher (Pró-Mulher).
  • Horário de funcionamento: Das 7h às 17h.
  • Contato:
    • Telefone: (12) 3897-3510.
    • WhatsApp para orientações: (12) 99635-3917 (segunda a sexta-feira, das 8h às 16h).

O Banco de Leite também facilita a doação com a coleta do leite em domicílio, uma vez por semana. Cada litro de leite materno doado pode ajudar até 10 recém-nascidos por dia, sendo fundamental para salvar vidas e garantir o bem-estar de bebês prematuros.

Apelo pela Doação

A Prefeitura de Caraguatatuba reforça a importância da doação para suprir a demanda, especialmente para bebês que necessitam de cuidados especiais na UTI Neonatal. Se você é mãe e tem leite materno excedente, considere fazer a diferença na vida de um bebê.

Compartilhe este artigo