Brasil recebe primeira Newton Room do Hemisfério Sul em evento promovido pela Boeing

Por Helen Camargo
2 Leitura mínima

Foto: Divulgação

No dia 20 de maio, a cidade de São José dos Campos será palco do lançamento da primeira Newton Room do Hemisfério Sul. O espaço educacional imersivo será instalado no SJK Airport, resultado de uma parceria entre a Boeing, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e o próprio aeroporto, com apoio da ONG norueguesa FIRST Scandinavia.

A iniciativa faz parte do projeto internacional Newton In a Box, que chega ao Brasil com o objetivo de promover o ensino prático nas áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM, na sigla em inglês). A ação busca inspirar estudantes do ensino médio a se aprofundarem nesses campos de conhecimento por meio de experiências interativas.

A Newton Room é um ambiente totalmente equipado com simuladores de voo, recursos tecnológicos e atividades voltadas à exploração científica e à aerodinâmica. Desde 2018, o projeto já foi implementado com sucesso na Europa, Turquia e China. Agora, a edição brasileira tem potencial para se tornar a maior já realizada em número de vagas oferecidas.

A realização do evento conta com o suporte do programa “Asas para Todos”, da ANAC, que incentiva ações de inclusão e formação no setor aéreo. A expectativa é que a Newton Room impacte positivamente a educação de jovens de São José dos Campos e região, tornando o aprendizado em STEM mais acessível e envolvente.

Compartilhe este artigo