Câmara aprova concessão do Parque Natural Augusto Ruschi em São José dos Campos

Por Helen Camargo
2 Leitura mínima
Divulgação / PMSJC

A Câmara Municipal de São José dos Campos aprovou nesta quinta-feira (9) o projeto do prefeito Anderson Farias (PSD) que autoriza a concessão do Parque Natural Augusto Ruschi, localizado no bairro Costinha. O espaço está fechado desde 2020. O texto segue agora para sanção do Executivo.

O projeto recebeu 15 votos favoráveis dos vereadores Anderson Senna (PL), Claudio Apolinário (PSD), Fabião Zagueiro (PSD), Gilson Campos (PRD), Lino Bispo (PL), Marcão da Academia (PSD), Marcelo Garcia (PRD), Milton Vieira Filho (Republicanos), Rafael Pascucci (PSD), Renato Santiago (União), Roberto Chagas (PL), Roberto do Eleven (PSD), Rogério do Acasem (PP), Sidney Campos (PSDB) e Zé Luis (PSD).

Seis parlamentares votaram contra: Amélia Naomi (PT), Carlos Abranches (Cidadania), Fernando Petiti (PSDB), Juliana Fraga (PT), Sérgio Camargo (PL) e Thomaz Henrique (PL).

Criado em 2010, o Parque Natural Augusto Ruschi tem 243 hectares de vegetação remanescente da Mata Atlântica, além de abrigar diversas espécies de fauna e flora, algumas endêmicas e ameaçadas de extinção. O projeto prevê concessão por até 35 anos à iniciativa privada.

Segundo o prefeito, o objetivo é permitir melhorias estruturais, ambientais e paisagísticas, com a criação de novos espaços de lazer, cultura, esporte e turismo. A proposta mantém a gratuidade de acesso ao público e visa garantir uma gestão sustentável, além de fomentar a educação ambiental e o turismo ecológico.

Anderson destacou que a medida busca o resgate histórico da antiga Fazenda Boa Vista, que deu origem ao parque, e o fortalecimento de políticas de conservação ambiental aliadas à eficiência administrativa.

Compartilhe este artigo